Quarta edição do Café dos Inconfidentes leva cultura e consciência ambiental à população

Ouro Preto,
08 de Setembro de 2013

Lançamento do projeto de reciclagem Lixo é Luxo ocorreu durante o evento

O Museu Casa dos Inconfidentes realizou a quarta edição do Café dos Inconfidentes. O objetivo do projeto é dar à população uma tarde cultural no museu e, para isso, foram realizadas diversas atrações como oficinas educativas, slackline, contação de histórias e a feira de artesanatos Artes Mão e Flores, Arte da Terra e Colcha de Versos. A quarta edição do Café contou com o lançamento do Projeto Lixo é Luxo.

Dentre as várias atividades, o ponto alto do evento foi o desfile de moda realizado pela boutique Cervantes e pela Associação de Catadores do Padre Faria. O desfile marcou o lançamento do Projeto Lixo é Luxo, que realizará diversas oficinas educativas sobre reciclagem e a implantação da coleta seletiva na cidade de Ouro Preto. O bairro Vila Aparecida será o primeiro e receber o projeto.

Segundo a diretora de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente, Mariana Andrade Silva, iniciativas como essas auxiliam toda a população, pois colaboram com a natureza e melhoram a renda de catadores. “A coleta seletiva existe em Ouro Preto em pequena escala, este projeto pretende ampliar a rede de coleta para todos os bairros. A iniciativa é importante para que menos lixo vá para o aterro, além de proporcionar o aumento na renda dos catadores”, explica. Na região, atualmente, são produzidos cerca de 50 toneladas de lixo por dia, entretanto, mensalmente, são reciclados apenas 50 toneladas. O Projeto é promovido pelo Museu Casa dos Inconfidentes em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Associação dos Moradores da Vila Aparecida, Associação de Catadores do Padre Faria, e empresa Vale, por meio do Programa Atitude Ambiental.

A Secretaria de Esportes e Lazer também participou do evento com realização de brincadeiras, coordenadas por monitores de educação física, com as crianças presentes. O monitor Waltair Pinto da Silva fala sobre a importância de ações como essa. “Hoje estamos realizando atividades de recreação e lazer com a garotada. Fizemos atividade com pique bandeira, cabo de força e peteca. Esse momento é importante, pois proporciona um dia mais alegre às crianças”, explica.

A Casa dos Inconfidentes é assim conhecida porque, segundo a cultura popular, pertenceu a José Álvares Maciel, pai de um inconfidente e genro de outro. Na década de 30 o local foi doado à Prefeitura e cerca de 40 anos depois, na década de 70, passou a abrigar a hospedaria da Prefeitura. Em 2009, a casa passou por nova reforma, tentando buscar elementos originais da construção para ser inaugurada como museu em 2010. Desde então, o museu realiza diversas parcerias para tentar integrar a população da cidade ao único museu municipal de Ouro Preto. O representante da Associação de Moradores da Vila Aparecida, Nilson Efigênio Gomes, relata sobre a importância do evento para o bairro. “O Café dos Inconfidentes aproxima a população do bairro Vila Aparecida do Museu Casa dos Inconfidentes. Ele é um prédio histórico, mas a comunidade ficou afastada devido à utilização dele como hospedaria. Este evento entra como meio de resgate e proximidade com o imóvel”, explica.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook