Quase seis mil animais são vacinados contra a raiva

Mariana,
13 de Setembro de 2013

A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos chegou a marca de 5.807 animais vacinados em distritos e comunidades rurais. A campanha, organizada pelo Departamento de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, chegou ao fim no dia 30 de agosto. Agora, o alvo são animais da zona urbana de Mariana, nos dias 14 e 15 de setembro. A meta é vacinar 3 mil cães e 2 mil gatos no município. A imunização ocorre das 8h às 17h, em pontos espalhados pela cidade e no posto fixo que fica no centro da cidade.

De acordo com a coordenadora de Zoonose, Ana Paula Assis, a vacinação antirrábica nos distritos superou o número de vacinações do ano passado. “A adesão da população a campanha superou as expectativas, pois alcançamos as metas e ultrapassamos a quantidade de animais vacinados. Agora, queremos superar metas na cidade”, disse.

A vacinação antirrábica é gratuita e destinada apenas a cães e gatos a partir de três meses de idade. Como não há contraindicação, mesmo os animais que estejam em período de gestação, adoentados ou amamentando podem e devem ser vacinados. “O responsável pelo animal deverá levar a carteirinha de vacinação e no momento todos receberão informações e orientações sobre os cuidados com a saúde do animal”, explica. A coordenadora informou também que, além da vacinação, a campanha vai ter o objetivo de sensibilizar a população sobre o bem-estar. Segundo ela, trata-se de um conceito de valorização da qualidade de vida do animal e se baseia no princípio de que os animais são capazes de vivenciar experiências subjetivas de dor e de satisfação.

“Estamos desenvolvendo ações educativas, em parceria com organizações de proteção aos animais, para mostrar a importância dos cuidados com a saúde física e mental dos bichinhos, uma vez que os maus tratos e o ambiente em que vivem podem influenciar na saúde dos animais”, afirma.

“Raiva”

A raiva é uma doença fatal causada por um vírus que acomete todos os mamíferos, tais como cães e gatos, bois cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Locais de vacinação em Mariana

Data: 14/09/2013

Horário: 8h às 16h

Centro: Caps em frente à delegacia

Santana: ao lado do Chico’s bar

Santo Antônio: E. M. Wilson pimenta

São Gonçalo: Casa de Madalena

Cruzeiro

Vila do Carmo: praça próxima ao Minasfer

São Pedro: quadra poliesportiva

Chácara: Toca do Zé Pereira

Cartucha: Rua Capitão Lúcio (ponto de ônibus)

Cabanas: E. M. Monsenhor José Cota

Ponto final do ônibus

Santa Rita de Cássia: E. M. Dom Oscar

Data: 15/09/2013

Horário: 8h às 16h

Vila Maquiné: salão comunitário

São Cristovão: Bar do Jorge

Jardim dos Inconfidentes: na praça da Avenida dos Pinheiros

Barro Preto: Policlínica Municipal

E. E Dom Silvério

Rosário: quadra poliesportiva

Comercial Cerejeira

Igreja N. Sra. do Rosário

Ponto próximo a torre

Fonte da Saudade: Rua Dinamarca, 37

Colina: Igreja Católica

Alto da Colina: Bar do Bosco

Quase seis mil animais são vacinados contra a raiva
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook