Quem liga para a vida, liga SAMU 192

Mariana,
28 de Junho de 2012

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um programa dos governos Federal, Estadual e Municipal criado com o objetivo de socorrer a população em casos de urgência e emergência. Quem é atendido pelo SAMU conta com a ação de técnicos em enfermagem treinados e por médicos reguladores que orientam o processo. No entanto, nem todos sabem quando e como pedir ajuda ao SAMU. Você sabe?

O SAMU faz o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. Entre as situações em que o SAMU deve ser chamado estão ocorrência de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, queimaduras graves, maus tratos, parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, tentativas de suicídio, crises hipertensivas, acidentes com vítimas, afogamentos, choque elétrico e transferências inter-hospitalares de doentes com risco de morte.

Ao ligar para o SAMU (192), o atendente pedirá algumas informações, como o motivo da ligação, se você está perto da vítima e dados como sexo, idade, endereço e ponto de referência do local. Em seguida, o médico regulador pedirá outras informações, como se o paciente está consciente, se respira, se consegue falar, entre outras. Se identificada a necessidade de atendimento do SAMU, a unidade será enviada de imediato.

Em cada caso específico de acidentes, quem prestar socorro deve agir de uma forma:

Acidentes com automóveis: identificar quantas vítimas existem no local, se alguma delas está presa às ferragens e o estado de consciência dos envolvidos.
Acidentes com motocicletas: não movimentar a vítima, não retirar o capacete do motociclista, não dar nenhum tipo de líquido para a vítima.
Crise compulsiva: não colocar nada na boca da vítima para segurar a língua, afrouxar a roupa da vítima, não segurar as pernas e os braços, deitar a vítima de lado.

Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU-192 consegue reduzir sensivelmente o número de mortes, o tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de socorro a tempo.

O SAMU funciona 24 horas por dia, sete dias por semana na região de Mariana e distritos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook