Rede de ensino municipal de Ouro Preto supera as metas do Ministério da Educação

Ouro Preto,
04 de Setembro de 2012

A rede municipal de ensino de Ouro Preto superou as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) é o que revelam os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011. Segundo funcionários da Secretaria Municipal de Educação, os avanços são reflexos de diversas ações, da Secretaria e das escolas, para melhorar o ensino de Ouro Preto.

Em relação à medição de 2009, a qualidade do ensino evoluiu em todos os níveis. Numa escala que vai até 10, os anos iniciais do Ensino Fundamental apresentaram uma nota que passou de 4,9 para 5,4 e nos anos finais mudaram de 3,5 para 4,6.

O Ideb sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e média de desempenho nas avaliações do Inep, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil.

Entre as intervenções para aperfeiçoar o ensino municipal destacam-se a implantação de um currículo básico e do sistema de avaliação para a rede, do Programa de Apoio Pedagógico e do Programa Acelerar para Vencer (PAV).

Implantado recentemente nas escolas da rede municipal, o objetivo do PAV é aumentar a autoestima do estudante através de um programa diferenciado de ensino, que privilegia a leitura, a escrita e a matemática. Dessa maneira, o estudante poderá fazer duas séries em um ano, e ser, assim, colocado na série ideal para a respectiva idade.

Também foram criados o Núcleo de apoio a Inclusão (NAI) e o Avalia Ouro Preto, que produz avaliações diagnósticas elaboradas pelo Departamento de Ensino. A Pasta também passou a apoiar os professores de maneira mais direta, oferecendo formação continuada para profissionais da educação e promovendo reuniões mensais de pedagogos, diretores e coordenadores.

Além disso, a Secretaria passou a acompanhar e monitorar as ações desenvolvidas pelas escolas e promover tanto encontros quanto visitas da equipe do Departamento de Ensino às escolas do município.

Outra ação que contribuiu para a melhora foi a elaboração de um plano de ação que cada escola fez, em 2011, com objetivo de esquematizar toda atuação necessária para atingir o resultado desejado, partindo da realidade de cada Instituição Escolar.

Júlio César de Oliveira, secretário de Educação, revelou que os profissionais da Secretaria estão contentes com o avanço da rede municipal e comentou que a Secretaria de Educação está trabalhando para propiciar uma educação de qualidade aos estudantes do Município.

Rede de ensino municipal de Ouro Preto supera as metas do Ministério da Educação
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook