Rede pela Vida busca resgatar os que adentraram fundo nas drogas

Mariana,
04 de Agosto de 2013

No último dia 30 de julho, no Centro de Convenções, o prefeito de Mariana, Celso Cota, lançou o Programa “Rede pela Vida”, que tem o objetivo de enfrentamento aos problemas gerados pelo uso de drogas no município.

Sob a coordenação do advogado Israel Quirino, o programa deverá atuar em quatro frentes, que são: a prevenção; o tratamento do usuário ou dependente; o acompanhamento familiar; a reinserção social; e monitoramento do usuário ou dependente em recuperação.

“Precisamos ter a coragem de assumir a realidade da cidade, que infelizmente já chegou a apresentar, aproximadamente, 900 dependentes ou usuários de drogas. Por isso, lançar um programa que englobe a todos, principalmente no acompanhamento familiar e na reinserção do dependente químico à sociedade, torna-se imprescindível”, explicou o prefeito Celso Cota.

O presidente da Câmara de Mariana, Bruno Mol, agradeceu também o apoio das Igrejas evangélicas e da católica, que vêm, há longa data, desenvolvendo árduo trabalho de recuperação.

O delegado de polícia civil Paulo Sabac, que está há 5 meses em Mariana, explicou que muitas vezes, “o usuário não é traficante, e que por falta de estrutura social, passa a sê-lo, pois não consegue se livrar do vício. Mas como o governo municipal entendeu o problema e conclama a sociedade para ingressar nesta ação, é importante que se dê todo um apoio às famílias e ocorra o monitoramento durante a recuperação do dependente e sua reinserção social”.

A Prefeitura de Mariana coordenará o projeto junto às Secretarias Municipais de Saúde, de Desenvolvimento Social e Cidadania, do Creas e dos Cras.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook