Reforma de Coreto do jardim resgata aparência de mais de 70 anos atrás

Mariana,
01 de Agosto de 2012

Passando por reformas, o Coreto da Praça Gomes Freire – carinhosamente apelidada de “Jardim” – termina suas reformas esse final de semana e passará pela nova pintura.

O Coreto voltará à cor original de 1937, um tom ocre colonial nas paredes. Além disso, os pilares serão da cor azul e a pintura interna será no tom branco. Segundo o engenheiro responsável, Jefferson Pereira Amorim, o processo de descoberta da cor foi difícil: “Tivemos que contratar um restaurador para a prospecção (Processo de descoberta da pintura no qual o restaurador usa um bisturi para descobrir as camadas). Ele mediu nove camadas diferentes, sendo a mais antiga de tom ocre. Na época em que essa pintura foi feita, não havia todo esse processo como os dias de hoje, portanto esse tom será o mais próximo possível do original”. Jefferson ainda conta: “Ficará muito diferente, mas acredito que se a intenção era torná-lo mais próximo do modelo original, então teremos cumprido nosso objetivo”.

Segundo uma moradora local, a reforma será em boa hora: “A praça é referência na cidade, mas ultimamente está muito largada. O Coreto realmente precisava de uma reforma, estava muito sujo. Para o turismo vai ser legal, um coreto novo vai chamar a atenção”, disse.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook