Região dos Inconfidentes escolhe: Júlio, Alex e Duarte eleitos

Itabirito, Mariana e Ouro Preto,
07 de Outubro de 2016

Ouro Preto, Itabirito e Mariana foram às urnas no dia 2 de outubro e fizeram sua opção. Com um quadro geral de pouca renovação em Mariana, Ouro Preto foi quem teve a maior guinada, com o novo chefe do executivo vindo da oposição, e uma renovação significativa nos quadros da Câmara Municipal em Itabirito. Eleito com 20.770 votos, equivalentes a 47,29% dos votos válidos, Júlio Pimenta (PMDB) foi escolhido como novo prefeito de Ouro Preto. Caio Bueno (PSB) foi o segundo colocado, com 15.016 votos, ou 34,19% dos votos válidos. Léo Feijoada (PMN) obteve 7.083 votos e Guilherme Péret (PSC) amealhou 1.055 votos. Na praça do cinema, após conclusão da apuração, Júlio discursou, junto à família: “meu filho me perguntou, ‘o que faz um prefeito?’. Prefeito é como um pai, ele zela pela sua terra, pela sua saúde, pela sua educação, com comprometimento”. O Secretário de Estado da Cultura, Angelo Oswaldo, também presente, finalizou: “quatro anos depois Júlio chega à prefeitura, para recuperar os anos perdidos. É hora de focar no progresso, na participação efetiva. Júlio é um líder comunitário, atuante, é ‘um homem do futuro’, dinâmico e jovem.

Estamos felizes com essa vitória, e estamos juntos, o povo, o governo do estado, o governo federal, os empresários, para restaurar a cidade de Ouro Preto”.

Já em Itabirito, o candidato Orlando Caldeira (PPS) conquistou número significativamente maior de votos se comparado a sua última eleição, congregando os quadros da oposição. Mas os 35,97% dos votos válidos, ou 10.793 votos não foram o bastante para bater o atual prefeito, Alex Salvador, que reassegurou a confiança de 57,48% dos eleitores votantes, obtendo 17.357 votos. O candidato Pedro Ayres, do PSOL, recebeu 1.857 votos. Para Alex, “as urnas confirmaram o que a cidade já sabia. Eu só tenho que agradecer, infinitamente, pela confiança de vocês. Apesar de todo o tumulto causado por parte da oposição, os eleitores se mantiveram fiéis e acreditaram na premissa da nossa campanha, pois política de verdade se faz com muito trabalho, ética e paz. Nós ganhamos esta eleição em vários sentidos: em primeiro lugar, ganhamos a confiança do povo, indo de casa em casa, dialogando e se importando em ouvir a população, sempre com muito carinho e atenção. Depois, ganhamos o coração da cidade, uma vez que em nenhum momento nossos queridos eleitores deixaram de acreditar e de fortalecer nossas atividades. E, por último, ganhamos a eleição de forma correta e clara, como há de ser: nas urnas, por meio da democracia”.

Com ampla vantagem, o atual prefeito Duarte Júnior (PPS) confirmou o favoritismo e foi eleito em Mariana com 26.078 votos (74,37% dos votos válidos) comprovando o resultado das últimas pesquisas. Martha Rodrigues (PTB) foi a segunda colocada, com 7.806 votos (22,26%). Neuza Zuzu (PSOL) conquistou 703 eleitores e Valério Vieira (PSTU) foi a escolha de 476 votantes. O resultado é o melhor para um prefeito eleito na história de Mariana.

Duarte falou: “sinceramente, nunca vimos isso em nossa cidade. Estou muito feliz! Foram 26.078 votos de cidadãos que acreditam e esperam muito de nós. O que mais me deixa satisfeito é saber que tenho o respeito e a confiança de cada um. É saber que também tenho ainda mais responsabilidade a partir de agora. Mas, com vocês ao meu lado, sei que posso desenvolver um trabalho ainda melhor para a nossa cidade”.

Em torno de 15% dos eleitores da região não compareceram às urnas.

Região dos Inconfidentes escolhe: Júlio, Alex e Duarte eleitosRegião dos Inconfidentes escolhe: Júlio, Alex e Duarte eleitosRegião dos Inconfidentes escolhe: Júlio, Alex e Duarte eleitos
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook