Reunião em Ouro Preto discute ações prioritárias para as Cidades Históricas de Minas Gerais

Ouro Preto,
05 de Maio de 2013

Plano de trabalho da Associação das Cidades Históricas apresenta medidas para infraestrutura, transporte, cultura, turismo e patrimônio

Ouro Preto sediou na última sexta-feira (24) a reunião da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG). Na ocasião, o presidente da Associação e prefeito de São João Del Rei, Helvécio Luiz Reis, e o vice-presidente da ACHMG e prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho, se reuniram com representantes de 19 cidades mineiras e autoridades do Município.

Na reunião, foram expostos alguns desafios enfrentados pelas cidades históricas como trânsito, pouca qualificação de setores turísticos ecoturismo, ações de preservação patrimonial, dentre outros. Diante disso, foi apresentado o Plano de Trabalho com ações prioritárias em infraestrutura, qualificação, promoção e comercialização para os Municípios filiados. O plano é elaborado pela equipe técnica da Associação, prefeitos, secretários de Cultura, Turismo e Patrimônio, e foi aprovada na última reunião em São João Del Rei.

Segundo o Presidente da ACHMG, Helvécio Luiz Reis, depois de definidas as metas da Associação, cabe agora a cada Município redefini-las de acordo com as prioridades. “O Plano pode ser redefinido por cada regional, e depois pelos Municípios. Agora a Associação definirá os coordenadores e os prazos de realização. A idéia é que as ações sejam implementadas imediatamente”, explica.

A Associação das Cidades Históricas tem como prioridades o planejamento e a execução de atividades culturais e turísticas, promovendo o desenvolvimento integrado, preservando o patrimônio histórico e cultural dos municípios participantes. A Associação Mineira possui 32 Municípios filiados que estão divididos em cinco regiões: Artes, Manifestações, Riquezas, Tradições e Histórias. Depois de discutidas municipalmente, as diretrizes passam pelo âmbito regional e depois estadual.

Ainda segundo Helvécio Luiz, a Associação está agora na expectativa do pronunciamento da Presidente Dilma Rousseff referente ao PAC das Cidades Históricas. O resultado que estava previsto para o mês de maio foi adiado novamente. Em Minas Gerais, oito cidades serão beneficiadas com os recursos do Programa, elas esperam agora a aprovação do orçamento e dos projetos encaminhados.

Reunião em Ouro Preto discute ações prioritárias para as Cidades Históricas de Minas Gerais - Foto de Fernando HelbertReunião em Ouro Preto discute ações prioritárias para as Cidades Históricas de Minas Gerais - Foto de Fernando HelbertReunião em Ouro Preto discute ações prioritárias para as Cidades Históricas de Minas Gerais - Foto de Fernando Helbert
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook