Revitalização do Museu de Ciência e Técnica – Escola de Minas

Ouro Preto,
09 de Dezembro de 2011

Medida buscará melhorar aspecto visual do coração de Ouro Preto e atender apelo da comunidade ouropretana

O aspecto frontal do Museu de Ciência e Técnica – antiga sede do palácio dos Governadores e da Escola de Minas – chama a atenção dos que passam pela Praça Tiradentes, um dos pontos mais belos e contemplativos de Ouro Preto. A última pintura no importante monumento foi realizada em agosto de 2007, mas as condições físicas do local aceleraram a proliferação de fuligem e mofo pela fachada. Visando dar uma “nova cara” à Praça, a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) dará início às ações de pintura do monumento a partir de março de 2012.

Segundo o prefeito do campus da Universidade, Eduardo Evangelista Ferreira, essa etapa compreende atividades de recuperação da pintura externa e do reboco. “Desde fevereiro deste ano, empenhamo-nos na contratação da empresa que será responsável pela pintura, que atenderá também à reivindicação de empresários da cidade que nos expuseram a importância da pintura para a atividade turística e comunidade”, afirma. Ele admite que a melhoria sofreu um atraso. “Em função dos tramites do processo licitatório e da greve dos tecno-administrativos, o cronograma acabou atrasando. Além disso, o período chuvoso também inviabilizou a pintura para ainda este ano”, explica.

Localizado no coração de Ouro Preto, no prédio funcionou o antigo Palácio dos Governadores, erguido entre 1741 e 1748. Possui uma capela de 1781 e um chafariz de 1752. A partir de 1897, com a transferência da capital para Belo Horizonte sediou a Escola de Minas e, atualmente, os museus da Mineralogia, Ciência e Técnica, Metalurgia, Historia Natural e Astronômico, com destaque ao observatório de 1911. “Muitos dos nossos clientes reclamam do aspecto da fachada da Escola de Minas, por isso, essa pintura virá em boa hora e será essencial para valorizarmos um patrimônio de fundamental importância para a beleza peculiar da Praça”, considera o proprietário de pousada no local, Gerson Luís Cota. O guia de turismo, Valmir Ferreira Gonçalves, também destaca a importância da iniciativa. “Essa ação serve de alerta ao outros monumentos, como Igrejas São Francisco de Assis e São Francisco de Paula”, avalia o guia. A pintura iniciará e integrará o amplo projeto de revitalização das instalações internas e externas do Palácio dos Governadores, visando garantir melhor acessibilidade e dinamismo ao prédio. A proposta já foi devidamente aprovada pela Secretaria Municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Revitalização do Museu de Ciência e Técnica – Escola de Minas
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook