Roberto Rodrigues, ex-prefeito de Mariana, sofre nova condenação

Mariana,
30 de Agosto de 2013

O ex-prefeito Roberto Rodrigues (PTB) é condenado, novamente, pela Justiça de Mariana, Região Central do Estado. A sentença é do juiz da comarca da própria cidade, Frederico Esteves Gonçalves Duarte, que cassou os direitos políticos por mais 8 anos, devido a crime eleitoral configurado por “abuso de poder político”. Foi ainda definida multa, de R$ 21 mil aproximadamente.

O empresário foi condenado “por usar equipamento (trator) e mão de obra paga pelo município de Mariana, para construção de um campo de futebol em terreno particular, em pleno período eleitoral, o que configura abuso de poder político e conduta vedada (distribuição de benefícios em ano eleitoral)”. A decisão se aplica também ao ex-vice-prefeito Altacyr Barros (PTB) que pode vir a pagar um valor menor de multa, de R$ 15 mil aproximadamente.

Ainda cabe recurso à decisão.

Nova condenação

Esta é a segunda sentença contra o ex-prefeito Roberto Rodrigues em menos de um ano. A primeira condenação foi pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) em novembro de 2012. Por unanimidade, a corte decidiu pela inelegibilidade do ex-prefeito pelo período de 8 anos, por crime eleitoral, com aplicação de multa.

A condenação na época foi pelo fato dele ter dado uma série de gratificações a servidores comissionados nos meses de junho, além de ter sancionado lei que reestruturou as carreiras de engenheiros e técnicos de enfermagens (o que também não poderia ser feito em período eleitoral).

Roberto recorreu em março, e teve seu primeiro recurso negado pelo tribunal.

Roberto Rodrigues, ex-prefeito de Mariana, sofre nova condenação
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook