Rompimento de duto da Vale contamina rios da região

Itabirito, Mariana e Ouro Preto,
17 de Março de 2017

O rompimento de um duto da Vale causou a contaminação das águas de rios de Itabirito, Congonha e Ouro Preto na segunda-feira (13). De acordo com informações da mineradora, o duto que apresentou falha está instalado na Mina da Fábrica, entre Ouro Preto e Congonhas.

O vazamento ocorreu na madrugada de domingo (12) mas só foi divulgado na segunda-feira. Em nota, a Vale informou que o vazamento de rejeitos foi contido e que os esclarecimentos aos órgãos ambientais foram feitos e que está apurando as causas da ocorrência.

A Prefeitura de Itabirito informou que o rejeito atingiu as águas do Córrego Prata, contaminando também o Córrego Almas e o Ribeirão Mata Porcos, chegando até o Rio Itabirito. Apesar do acidente, não houve comprometimento no abastecimento de água da cidade.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou que o “rejeito atingiu a rede de drenagem pluvial da estrada operacional da Vale e seguiu para a barragem Forquilha IV, por onde vazou, próximo ao vertedouto da barragem, o que ocasionou o carreamento de rejeito para o Córrego do Prata no encontro com o Córrego das Almas e o Córrego Mata Porco, além de uma área de solo dentro da empresa”. A empresa será multada pelo órgão ambiental pelos danos ocasionados ao meio ambiente. O valor da multa ainda será calculado.

Rompimento de duto da Vale contamina rios da região
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook