Ronda Escolar realiza visita tranquilizadora nas escolas municipais

Mariana,
13 de Julho de 2018

A Ronda Escolar é um projeto realizado pela Guarda Municipal por meio da Secretaria de Defesa Social. Eles atendem todos os dias nas escolas municipais da sede e dos distritos sob demanda, realizando visitas tranquilizadoras, palestras sobre temas como bullying, drogas, respeito e convívio.

Para o GM Marlon Arantes, responsável pela Ronda Escolar, as ações realizadas nas escolas são fundamentais. “Ir às escolas e interagir com os alunos é muito importante para estabelecer vínculos de confiança com os alunos e para que eles entendam desde pequenos que estamos aqui a favor deles. No começo eles ficavam receosos com a nossa presença, mas hoje eles interagem, contam o que acontece e até pedem conselhos”, ressalta.

A monitora Denilda, trabalha há 18 anos no Centro de Referência Familiar, uma associação sem fins lucrativos que realiza atividades extracurriculares com os alunos do ensino básico e fundamental do bairro Cabanas. “É muito bom a visita contínua dos GM da Ronda aqui no Centro de Referência, pois os alunos não ficam com medo de contar algo. Além disso, o comportamento dos alunos mudou, eles se preocupam mais com o que eles vão falar ou agir com o colega”, afirmou a monitora.

Além da educação básica, os trabalhos também são realizados com os adolescentes. A diretora da Escola Municipal Dom Oscar, Silvia Goulart, conta como é a interação entre os alunos e a Guarda na escola. “Os guardas são tratados como amigos da escola e a presença deles aqui fazem muita diferença. Os alunos têm muito respeito e carinho por eles. Sem contar que eles nos dão suporte para desenvolver o diálogo e o respeito ao próximo”.

O Guarda Municipal Almeida, que também faz parte da Ronda Escolar, acredita que as atividades desenvolvidas fortalecem os vínculos dos alunos. “O ciclo de palestras é muito importante, pois contribui para a redução de riscos que envolvem o consumo ou tráfico de drogas entre os jovens e adolescentes. Buscamos através do diálogo, fortalecer a autoestima do jovem, proporcionar a melhoria dos relacionamentos sociais e incentivar a continuidade nos estudos”, afirmou. A Guarda Municipal realiza este projeto com o intuito de garantir segurança no ambiente escolar, promover a integração entre os funcionários das escolas e alunos. Para solicitar palestras educativas em sua escola entre em contato pelo telefone: 3558-5356.

Ronda Escolar realiza visita tranquilizadora nas escolas municipais - Foto de Débora MadeiraRonda Escolar realiza visita tranquilizadora nas escolas municipais - Foto de Debora Madeira
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook