Saae conquista autorização para operar ETE e cumpre requisitos para ampliação

Itabirito,
04 de Março de 2014

Mais um passo no avanço do tratamento de esgoto de Itabirito foi dado com a conquista da autorização provisória de operação (APO) da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável entregou ao Saae no dia 18, terça-feira, o documento que libera o Saae para operar a estação. “Para nós é uma vitória, e uma afirmação que tanto o projeto como a obra da ETE foram projetados e construídos com condições plenas para entrar em operação, e que se não foi realizado anteriormente podemos dizer que faltou vontade política”, afirma Wagner Melillo, diretor do Saae.

Conseguir a APO significa também para o Saae um ganho em dobro, já que essa liberação fazia parte dos requisitos para a autarquia pleitear junto ao Governo Federal recursos para a construção da 2ª etapa da ETE. “Acredito que estamos mais perto de devolvermos ao nosso rio Itabirito a qualidade das águas e dos cursos d´água das cidades que fazem parte da bacia do Rio das Velhas”, afirma Heloísa França, Analista de biologia do Saae.

A construção da 2ª etapa da ETE compreende a implantação de mais dois filtros biológicos, dois decantadores, quatro reatores, e mais seis leitos de secagem. Ainda serão construídos 11 km de redes secundárias interceptoras de esgotos, principalmente nos bairros Santo Antônio, Agostinho Rodrigues e Vila Gonçalo, e será realizada as ligações das residências nessas redes. O valor aproximado para essas obras alcança a ordem de R$ 15 milhões.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook