Saae de Itabirito busca parceria com a Vale em prol do desenvolvimento do saneamento

Itabirito,
29 de Abril de 2014

Vale se empenha em promover recursos para execução de projetos que vão desde a ampliação do sistema de água, urbanização, reciclagem até a educação socioambiental

Um passo foi dado pelo Saae para a concretização de projetos de saneamento e de educação socioambiental em Itabirito. O Diretor do Saae, Wagner Melillo, e o gerente geral do Complexo Vale Itabiritos, Luís Gustavo Reche, reuniram-se para avaliação de uma lista de seis projetos elaborados pela autarquia, todos, com o objetivo de desenvolver o saneamento na cidade. “Estou muito entusiasmado com estes projetos e acredito na parceria da Vale para realizá-los”, afirma Wagner Melillo. O diretor relembrou projetos já executados como a recuperação das captações de água, e o Projeto Abastecer de 2007, que hoje é responsável pelo abastecimento de 30% da população de Itabirito. “Estarei me empenhando para que esta parceria continue dando resultados para o município”, disse Luís Gustavo Reche.

A lista inclui projetos de uma nova captação e uma Estação de Tratamento de Água para Itabirito beneficiando diretamente o bairro Portões e toda a região do São José, garantindo o fornecimento de água para os próximos 20 anos. Essa busca pela ampliação no sistema de água também chega ao distrito de Itabirito, São Gonçalo do Bação, uma região que vem se desenvolvendo e o Saae se empenha em dar continuidade aos serviços prestados com qualidade.

Há ainda projetos de educação socioambiental com a criação da Sala Verde na Estação de Tratamento de Esgoto e de urbanização das cinco elevatórias de esgoto instaladas na cidade. E finalmente, o Centro de referência no setor de saneamento que atenderá além de Itabirito, mais trinta cidades. Juntos, os projetos preveem investimentos de mais de R$ 24 milhões.

Confira os Projetos

Eta de São Gonçalo do Bação: Implantação da captação de água bruta e Estação de Tratamento de Água beneficiando moradores do distrito do São Gonçalo do Bação e região do Macedo.

Urbanização das elevatórias de esgoto: Revitalização das elevatórias de esgoto instaladas na cidade e que compreende a construção de pontos de ônibus, sistema digital de informações ao consumidor, banheiro público, calçadas e painéis ecológicos.

Centro de referência setor saneamento: Construção de laboratórios de análises diversas de água, esgoto e meio ambiente com o objetivo de atender a região que compreende as cidades de Itabirito, Rio Acima, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca e Diogo de Vasconcelos.

Sistema de captação, tratamento e distribuição de água Portões: Construção de captação de água, Estação de Tratamento de Água, novos reservatórios e redes para o centro da cidade, garantindo o fornecimento de água tratada para os próximos 20 anos.

Centro de educação ambiental: Construção de um centro de educação socioambiental com salas para atividades relacionadas a educação ambiental integradas a Estação de Tratamento de Esgoto. Atividades no local com trilhas, quiosques e visitas técnicas.

Recicla asfalto: Construção de uma usina de reciclagem de material e pavimentação asfáltica resultante dos serviços de manutenção do Saae. O objetivo é reutilizar materiais triturados em estradas e em recomposição de valas.

Saae de Itabirito busca parceria com a Vale em prol do desenvolvimento do saneamento
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook