Samarco conclui prazo de demissões voluntárias

Mariana,
05 de Agosto de 2016

Em Minas Gerais, 468 funcionários aderiram ao PDV

A mineradora Samarco concluiu na sexta-feira (29) o Programa de Demissões Voluntárias (PDV). Com um número abaixo do esperado, ao todo 919 funcionários aderiram ao PDV, sendo 468 de Minas Gerais e 451 do Espírito Santo.

Iniciado no dia 27 de julho, o PDV pretendia abranger 40% do quadro de trabalhadores da empresa, o que corresponde a 1.200. Em nota, a empresa afirmou que ainda analisa o resultado para decidir se haverá demissões imediatas. “A partir da próxima semana, considerando os resultados finais do programa, a empresa irá discutir sobre as ações que ainda serão necessárias para readequação do quadro”, informou.

De acordo com a empresa, o programava foi elaborado em conjunto com os sindicatos Metabase (MG) e Sindimetal (ES). O objetivo é minimizar os impactos dos desligamentos.

Desde novembro do ano passado, os órgãos ambientalistas proibiram a mineradora de operar, após o rompimento da barragem de Fundão. Sem previsão de quando serão retomadas as atividades, a Samarco informou que foi preciso adotar uma série de medidas para manter 60% da sua mão de obra.

Incentivos

Quem aderiu ao programa vai receber, até 30 de setembro, pagamento de verba indenizatória no valor de 0,25 salário fixo contratual para cada ano de trabalho, limitado a dois salários base do empregado; pagamento de verba indenizatória no valor fixo equivalente a 1,5 salário base do empregado, limitado a R$ 3.750,00; terá mantido o plano de assistência médica supletiva (AMS) por três meses; e não será efetuado desconto do adiantamento da PLR.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook