Samarco e Prefeitura buscam alternativa para reaproveitar rejeito da mineração

Mariana,
05 de Agosto de 2014

Representantes da Prefeitura de Mariana e da mineradora Samarco discutiram na segunda-feira (28) alternativas de utilização dos rejeitos oriundos da atividade mineradora. O encontro, que aconteceu na Mina de Germano, teve como objetivo desenvolver a parceria público-privada em torno da produção e da comercialização de materiais que reduzem impactos ambientais.

A Samarco apresentou estudos e produtos desenvolvidos através da reutilização de materiais de descarte da mineração. São vidros, peças cerâmicas, bloquetes, tijolos e ecomadeiras que têm em suas composições lama e material arenoso.

Equipes das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Desenvolvimento Econômico, e da consultoria do programa Estrada Parque, aprovaram os produtos apresentados pelos gestores de geotecnia e ecoeficiência da Samarco. “Vejo futuro nisso. Agora temos que pensar em soluções e parcerias para que essas alternativas se transformem em negócios sustentáveis”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, José Miguel Cota.

De acordo com os representantes, novos encontros serão marcados para apresentação de projetos efetivos que visem desenvolver economicamente moradores e empresários do município através desses produtos sustentáveis.

Samarco e Prefeitura buscam alternativa para reaproveitar rejeito da mineração - Foto de Filipe BarbozaSamarco e Prefeitura buscam alternativa para reaproveitar rejeito da mineração - Foto de Filipe Barboza
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook