Santa Rita de Ouro Preto recebe o PES

Ouro Preto,
24 de Novembro de 2014

Projeto abrange educação e esporte para a formação de cidadãos

Na quinta-feira (06/11) a Secretaria de Esportes e Lazer inaugurou o Projeto Esportivo Social (PES) no distrito de Santa Rita de Ouro Preto. O Projeto envolve a união de educação e esporte para crianças e adolescentes com idades entre 11 e 16 anos.

O secretário de Esportes, Marco Antônio Freitas (Marquinho) conta que o objetivo do PES não é formar um atleta técnico e sim um cidadão. “É dar uma parcela de contribuição juntamente com a escola. Não ficamos voltados apenas para dentro de quadra. Nesta faixa etária nós temos que nos preocupar bastante com a educação e com disciplina. Este projeto tem profissionais altamente qualificados para ajudar neste processo”, afirma.

Mesmo com o tempo chuvoso, muitas crianças e adolescentes participaram do evento. Marquinho agradece a recepção da comunidade de Santa Rita e também a participação. “Chegar aqui hoje debaixo de bastante chuva e ver o grande número de pessoas prestigiando este trabalho é muito gratificante. É sinal de que o Projeto está sendo bem feito e é bem aceito pela comunidade”.

Adriana Bittencourt é coordenadora do PES. Formada em Educação Física, joga handebol há 14 anos em Ouro Preto, com isso sua aproximação com a comunidade facilita a aplicação do Projeto. Ela explica que há uma pré-inscrição nas escolas e as crianças escolhem as modalidades de acordo com seu interesse pelo esporte. “O PES abrange a prática regular e bem orientada segundo princípio éticos, técnicos, didáticos e pedagógicos. Com o apoio das escolas, o diálogo entre professores, pais e coordenação do PES ajuda a acompanhar o desenvolvimento geral do aluno”, explica.

Adriana diz que o foco principal do Projeto é ensinar cidadania através da prática de atividade física, envolvendo “um processo de formação global. Ter o esporte como uma ferramenta que forme não só atletas, mas também cidadãos completos.” Em Santa Rita, o programa funciona junto com o tempo integral da Escola Estadual José Leandro. São oferecidas aulas de futebol, handebol e vôlei de segunda a quinta-feira. Em Cachoeira do Campo as modalidades são o futsal e handebol. “Nós divulgamos o programa nas escolas, analisamos o melhor horário e oferecemos as aulas para quem quiser participar”, relata Adriana. Este é o segundo distrito beneficiado com o PES. Em Cachoeira do Campo, o Projeto já funciona a cerca de um ano. A próxima comunidade a receber é Antonio Pereira e tem previsão de implementação em janeiro de 2015, quando as obras na quadra do distrito forem entregues.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook