Santa Rita mais doce

Ouro Preto,
08 de Junho de 2014

Prefeitura inaugura fábrica de melado, rapadura e açúcar mascavo no distrito

Na terça-feira (3), a Prefeitura esteve em Piedade, subdistrito de Santa Rita de Ouro Preto, para a inauguração da Unidade de Processamento de cana-de-açúcar, onde serão fabricados melado, rapadura e açúcar mascavo a serem comercializados na região. A fábrica foi entregue à comunidade local, representada pela Associação de Agricultores Familiares de Piedade e Região (AAFAPRE). A construção e disposição das instalações e equipamentos da fábrica, de médio porte, é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agropecuária e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Além de representantes das comunidades de Piedade, Moreira, Mata do Gama e de Santa Rita, estiveram presentes à cerimônia o prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho; o prefeito de Catas Altas da Noruega, Gerson Lobo; o vereador Tiago Mapa; a extensionista da EMATER, Berenice Esteves; os secretários de Agropecuária, Érico Couto; de Esportes e Lazer, Marco Antônio de Freitas; de Governo, Robinson Aquino; e de Meio Ambiente, Érika Curtiss.

Durante seu discurso, o prefeito José Leandro parabenizou a comunidade pela conquista e se comprometeu com a Associação com o fornecimento de uma plantadeira, equipamento necessário para agilizar o plantio da cana. “Essa fábrica é uma iniciativa muito importante, representa o apoio do poder público a uma comunidade rural, trabalhadora, que gosta da terra em que vive e que precisava do estímulo para ter gosto de permanecer nela e incentivar os filhos e netos a permanecerem com a oportunidade de progredir”, festejou. O prefeito afirmou ainda que o governo teve algumas dificuldades em continuar o projeto entregue em 2012. “Este projeto teve o início tumultuado porque foi inaugurado parcialmente, mas não tinha todas as máquinas, o prédio não estava inteiramente concluído, o poço artesiano não funcionava, a energia fornecida não era a ideal e não havia alambrado para inibir a entrada de animais. E hoje estamos inaugurando e já produzindo”, colocou.

A fábrica possui uma área para estacionamento de caminhões que farão o transporte dos produtos para venda, os setores de depósito, moagem, caldeira, área de processamento, copa, escritório e sanitários. O secretário de Agropecuária, Érico Couto, afirmou que a Secretaria esteve presente em todo o processo. “A Secretaria deu todo o apoio para a implantação da Unidade, elaborou projetos, compra dos equipamentos, em parceria com o Ministério da Agropecuária, e continuamos dando apoio treinando os associados para que eles possam se tornar uma cooperativa e cresçam, tornando-se independentes”.

O presidente da AAFAPRE, André Gonçalves Martins, afirmou que a comunidade está muito feliz com a inauguração da fábrica, uma fonte de renda que eles esperam há cerca de cinco anos. “Representa um esforço muito grande, construído há bastante tempo. A partir de agora vejo futuro para os jovens dessa região porque eles têm uma oportunidade de crescimento perto de casa. Muitos que foram para cidades já estão querendo voltar”, comemorou.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook