Saúde reforça alerta sobre os cuidados com a dengue

Mariana,
19 de Janeiro de 2014

Uma das estações mais esperadas do ano, o verão, costuma ser sinônimo de alegria e descontração. Esse também é um período que requer cuidados em decorrência da chuva irregular e da temperatura alta. Por isso, além de promover ações contínuas de prevenção à dengue, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, intensifica as atuações de combate à doença.

“No verão as condições são propícias para a reprodução do mosquito, por isso a proliferação é mais acelerada. Como o número de mosquitos é maior, aumenta também a possibilidade de circulação do vírus”, explica a coordenadora de zoonose da Vigilância Epidemiológica de Mariana, Ana Paula Assis.

Orientação sobre possíveis criadouros para os mosquitos, tratamento focal do imóvel, seja do modo químico, isto é, aplicando o larvicida, com o objetivo de eliminar as larvas existentes; seja do modo mecânico, com foco na orientação, serão algumas das ações de prevenção desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde durante este verão. Em 2014, serão 28 agentes e 10 supervisores de campo, totalizando uma equipe de 38 profissionais na batalha contra o mosquito Aedes aegypti.

Segundo Ana Paula, de janeiro a maio, a transmissão pode ocorrer com maior intensidade. “Nesta época do ano é quando o desenvolvimento do mosquito costuma ser mais rápido, assim como a transmissão. Os ovos podem permanecer grudados nos recipientes por 450 dias”, disse a coordenadora. Apesar de o verão ser o período mais preocupante, o trabalho de prevenção é desenvolvido durante todo o ano, com campanhas e monitoramentos realizados pela Secretaria de Saúde de Mariana.

Balanço

Segundo balanço da Secretaria de Saúde, a cidade registrou um alto número de focos do Aedes aegypti em 2013, principalmente na região central. No ano passado, foram notificados 405 casos com suspeita de dengue em Mariana. De acordo com Ana Paula, por conta disso as ações precisam ser ainda mais redobradas neste verão. Mas ela afirma que a população, também, precisa entrar nessa luta contra o mosquito.

“Com medidas simples as pessoas podem contribuir para que a dengue não chegue até nós. Evitar que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos; não acumular materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios são maneiras de prevenir a proliferação do mosquito”, afirmou.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook