Secretaria de Agropecuária oferece vacina contra Brucelose

Ouro Preto,
05 de Outubro de 2013

A imunização é um serviço gratuito prestado pelo Município

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Agropecuária, promove a Vacinação contra a Brucelose. Para se inscrever, os interessados devem ligar ou comparecer na Secretaria, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. A vacina é aplicada pelo médico veterinário da Prefeitura que vai até a propriedade do produtor. A Brucelose é uma zoonose que afeta várias espécies de animais domésticos e silvestres e pode ser transmitida para o homem. Nos bovinos ela causa aborto, diminuição na produção de leite, nascimento de bezerros fracos e dificuldade de reprodução. No homem, a brucelose não tem cura, ataca as articulações, causando dor forte e constante. A prevenção é destinada somente a fêmeas bovinas com idade de três a oito meses e é aplicada uma vez durante toda a vida do animal.

Segundo o médico veterinário Dr. José Garibaldi de Oliveira, essa vacinação é de suma importância. “Prevenir a brucelose é uma forma de evitar perdas econômicas à bovinocultura e garantir a qualidade dos animais da região”, ressalta o médico.

Durante todo o ano, os produtores rurais podem inscrever seus bovinos para a vacinação, mas a aplicação só ocorre em dois períodos do ano: a primeira etapa acontece no primeiro semestre, de abril a julho, e a segunda etapa de outubro a dezembro.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook