Secretaria de Cultura e Turismo consolida importantes ações

Ouro Preto,
10 de Março de 2012

A Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto comemora uma série de ações que vem trazer êxito ao processo das políticas públicas para a pasta neste ano

No que se refere ao Turismo, diversos projetos e ações começam a despontar, como a Criação do Fundo de Turismo, a reformulação do Conselho de Turismo, a criação do Setor de Pesquisa e Estudos Turísticos, a implantação do Plano Municipal de Turismo (2012-2022) o apoio ao Projeto Trilhas de Ouro Preto e Trilha Real, a abertura do Museu Casa dos Inconfidentes, a Conferência da Copa FIFA 2014, a instituição do Programa de Capacitação e Qualificação do Setor Turístico. A retomada das obras do Paço da Misericórdia a partir do patrocínio do BNDES, a conclusão da Praça do Artesão de Cachoeira do Campo e do Centro de Feiras e Eventos da Fábrica de Tecidos, além da criação de ferramentas sociais que atualizam as ações da secretaria como blogs, twitter e facebook.

Já na área da Cultura, a Secretaria comemora a aprovação do Fundo Municipal de Cultura, em substituição à Lei de Incentivo à Cultura, a revitalização do Conselho Municipal de Cultura, a criação do Projeto Casas da Cultura Comunitária, a realização da Conferência Municipal de Cultura, o patrocínio ao Projeto Orquestra nos Distritos e Bairros, a programação gratuita e atualizada da Casa da Ópera, o projeto Ballet de Lavras Novas, a criação do Coral da Mata dos Palmitos, das festas de Nossa Senhora dos Remédios de Santo Antônio do Salto, das Cavalhadas de Amarantina e do Divino de São Bartolomeu e de Lavras Novas como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto. O Projeto de Revitalização e Manutenção de Bandas, o apoio aos grupos folclóricos, a realização do Triunfo Eucarístico 2011, o Transporte da Cultura, viabilizando que dezenas de grupos artísticos representem o município em outras cidades, também são algumas das ações da secretaria de Cultura. O apoio a mais de 500 eventos durante o ano como o Festival Diversão, Arte e Verão, através de palco, som, luz e banheiros químicos. A criação do projeto Maio Seresteiro e do Circuito Pé de Valsa, a reorganização do Arquivo Público Municipal e a contratação de dezenas de grupos artísticos para atender à demanda cultural do município.

Para o secretário de Cultura e Turismo Chiquinho de Assis “o momento é positivo e grandes conquistas vão coroar o ano de 2012, fruto de um processo construído por várias mãos, em que diversos setores culturais contribuíram muito para a concretização dessas ações. Hoje temos uma equipe capacitada e qualificada e com um amplo diálogo, fazendo com que a cultura seja um dos principais atrativos do turismo, e que o turismo seja o incentivo econômico à cultura”.

Secretaria de Cultura e Turismo consolida importantes ações
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook