Secretaria de Meio Ambiente se posiciona diante de incidente ambiental no bairro Saramenha

Ouro Preto,
29 de Julho de 2015

Falha em um dos fornos da Hindalco causou liberação de partículas de óxido de alumínio na área

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, posicionou-se diante do incidente ocorrido na manhã de quarta-feira, 15 de julho, na Rua Américo Giannetti e adjacências, no bairro Saramenha. Uma falha em um dos fornos utilizados pela empresa Hindalco causou a liberação de partículas de óxido de alumínio na área. Ainda na parte da manhã, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente foram ao local a fim de realizar vistorias.

Em face do ocorrido, os técnicos solicitaram a apresentação da empresa ao setor ambiental. Para uma reunião com os próprios técnicos e também com o secretário de Meio Ambiente, Fausto Castro, foram requisitadas as devidas justificativas e documentações relacionadas ao fato. Portanto, na parte da tarde, a empresa compareceu ao prédio da Secretaria de Meio Ambiente, por parte dos senhores Antônio Caldeira Brant, consultor da Hindalco, e Fabio Barros, gerente de manutenção.

A Hindalco apresentou algumas informações sobre o ocorrido, sendo que um relatório preliminar mais detalhado seria elaborado. Segundo a empresa, as partículas liberadas por falha em um de seus fornos não causam danos à saúde com exposições esporádicas. O forno que causou o problema será mantido desligado até que todas as informações sejam apuradas e os reparos realizados.

Ao término do diálogo, a Secretaria de Meio Ambiente emitiu um termo com os compromissos que devem realizados pela Hindalco. A empresa se compromete a prestar os devidos esclarecimentos à Prefeitura de Ouro Preto assim como a toda população, por meio de ofício direcionado à Secretaria de Meio Ambiente. O Conselho de Meio Ambiente (CODEMA) também vai ser continuamente atualizado sobre o caso.

De acordo com o termo assinado, a Hindalco assegura que o sistema em questão só entra em funcionamento novamente quando já houver apuração concreta do incidente. Os representantes da Hindalco reforçaram o compromisso de impedir que novos casos como esse aconteçam, tomando as providências necessárias para tal. Além disso, a empresa vai verificar, de acordo com o solicitado pela Secretaria de Meio Ambiente, uma proposta de compensação ambiental à população ouro-pretana diante dos danos ocorridos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook