Secretaria de Saúde alerta: SAMU e Bombeiros têm momentos certos para ser acionados

Mariana,
05 de Dezembro de 2014

Em momentos de emergências muitas pessoas ficam em dúvida se ligam para o SAMU ou para o Corpo de Bombeiros. Ambos os órgãos realizam atendimento de primeiros socorros e pré-hospitalar, porém cada um tem uma demanda diferente. O importante é que na hora da ligação manter a calma e descrever todos os detalhes do ocorrido.

As ambulâncias de Mariana pertencem ao SAMU Inconfidentes. A cidade conta com uma Base Descentralizada tipo USB (Suporte Básico) que é composta por dois técnicos de enfermagem e um condutor. A ambulância tipo USA (Suporte Avançado) que também atende Ouro Preto, conta com um médico, um enfermeiro e um condutor e possui como base a Central de Regulação em Ouro Preto.

O Corpo de Bombeiros da cidade conta com 40 profissionais e duas ambulâncias tipo USB (Suporte Básico). Até o momento foram realizadas uma média de 60 a 80 atendimentos por mês, entre eles socorro de pessoas passando mal em casa ou na rua, e de acidentes automobilísticos.

O que muitas pessoas desconhecem é que há momentos certos de ligar para cada órgão. O SAMU é acionado em casos como sangramentos e hemorragias, queda acidental, queimaduras e trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou feto. Já os bombeiros atendem mais os casos de incêndios, choques elétricos, acidentes com pessoas presas às ferragens e desabamentos e deslizamentos.

Tanto o SAMU quanto os Bombeiros prestam assistência todos os dias, durante 24 horas. Esse ano, no período de janeiro a setembro, o SAMU realizou em média 161 atendimentos por mês, contando resgates, atendimentos domiciliares, transferências inter-hospitalares e transferências de pacientes graves entre as unidades. Os telefones são: SAMU, 193 e Bombeiros, 156.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook