Secretaria de Saúde dá início à campanha antirrábica

Ouro Preto,
04 de Agosto de 2017

Do dia 5 até 26 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde realizará gratuitamente a vacinação antirrábica em cães e gatos do município. A iniciativa visa acabar com a transmissão da raiva nos animais, que, após contaminação, é incurável e altamente fatal; além de prevenir a transmissão para o homem, já que a doença é uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para o homem).

Ao total, serão distribuídas 10 mil doses. Desse número, é esperado que 80% seja efetivada. Quem não tem o cartão de vacina do animal não precisa se preocupar, pois eles serão distribuídos no ato de aplicação da dose.

Nathália Soares, médica veterinária, e Girley Almeida, autoridade sanitária, reforçam os cuidados e precauções necessárias no transporte dos animais até os postos. Segundo eles, não é recomendado que crianças ou idosos levem os animais de estimação, para que possamos evitar acidentes. É necessário que os cães de maior porte e agressivos usem focinheira.

Ressaltamos que nas áreas rurais, a vigilância baterá de porta em porta; nos distritos e sede não haverá vacinação em casa, todos deverão conduzir os animais aos postos de vacinação.

Fique atento às datas, procure o posto de vacinação mais próximo da sua casa e não esqueça de manter a saúde do seu animal em dia. Para mais informações, entre em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone: (31) 3559-3294.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook