Secretaria de Saúde de Mariana apresenta ações para prevenir o Zika vírus

Mariana,
17 de Dezembro de 2015

Apesar de não constar nenhum caso confirmado de Zika vírus em Minas Gerais, a Secretaria de Saúde de Mariana, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, vem promovendo treinamentos técnicos aos profissionais do setor a fim de esclarecer dúvidas referentes ao vírus. Seguindo determinação do Ministério da Saúde, outras medidas serão tomadas para combater o Zika vírus, entre elas:

1) Realização de bloqueios em torno das residências onde ocorreu casos positivos de dengue;

2) Bloqueio mensal nos pontos estratégico (ferro velho, oficinas, depósitos) e;

3) Repasse dos informes do Ministério da Saúde para as Unidades de Saúde.

Para a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, Nathércia Nobre, a secretaria precisa da parceria da população. “É preciso que a comunidade também faça a sua parte. Abrace a causa. Precisamos juntos tomar cuidado pra evitar a proliferação dos mosquitos”, esclarece Nathércia.

Balanço – de acordo com informe técnico apresentado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, este ano, foram identificados 25 casos de dengue no município de Mariana, sendo que 50% dos identificados contraíram o vírus em outra localidade. Esse índice classifica Mariana como um dos municípios mineiros com mais baixa incidência para dengue pela Superintendências Regionais de Saúde (SRS).

O transmissor do Zika vírus é o mesmo da dengue e da febre chikungunya, o mosquito Aedes aegypti. É importante frisar que ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são realizadas durante todo o ano.

O que é o zika vírus?

Trata-se de um vírus transmitido pelo mesmo vetor da dengue e da febre chikungunya, o mosquito Aedes aegypti, mas também pode ser transmitido por outros tipos de Aedes, como o A. albopictus. Os principais sintomas da doença são febre, erupções na pele, coceira e dor muscular. Apesar das semelhanças com a dengue, o zika é menos agressivo que a dengue. Ainda não há registro de mortes relacionadas à doença, a evolução é benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de três até sete dias.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook