Secretaria de Saúde e Programa Mães de Minas: parceiros no combate à mortalidade

Mariana,
06 de Julho de 2012

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o programa “Mães de Minas: a vida merece esse cuidado” tornam-se parceiros e passam, a partir deste mês, a unir ações para combater a mortalidade de gestantes e de bebês de até um ano.

A adesão ao programa “Mães de Minas” aconteceu no final de 2011, e, agora, o projeto integra as ações da Secretaria de Saúde no cuidado com as gestantes e seus bebês. Segundo a co-responsável pelo programa e assistente social da Secretaria de Saúde, Ana Maria Reis, as ações de acompanhamento às gestantes já acontecem, o objetivo, agora, é aumentar o acesso a essas ações.

A proposta da parceria é incentivar o cadastramento de gestantes e bebês de até um ano. Para isso, pretende-se realizar o processo de divulgação segmentada, ou seja, divulgar o “Mães de Minas” nos diversos segmentos da comunidade, para os prestadores de serviços na área da saúde, para as demais secretarias e diretores das escolas.

Como forma de orientar as gestantes, o “Mães de Minas” criou o Call Center, que é uma central de monitoramento onde existem profissionais capacitados pra tirar as dúvidas que surgirem. O Call Center funciona 24h por dia, todos os dias, e conta com médicos e enfermeiros. A ligação não é uma consulta médica, mas uma orientação rápida em casos de necessidade. As gestantes que quiserem se cadastrar no programa devem ligar para a Central de Atendimento dos Governos no número 155 e seguir as orientações transmitidas.

Segundo a educadora social do “Mães de Minas”, Marly Vieira, o índice de mortalidade de gestantes e bebês de até um ano ainda é alto, comparado a outros países. Por isso, a ideia é acolher e orientar essas gestantes e diminuir o número de mortes que podem ser evitadas. Em Mariana, existem entre 800 e 900 gestantes. Para Marly Vieira, o trabalho com essas mães pretende reduzir os índices de mortalidade municipais pela prevenção e conscientização.

O “Mães de Minas: a vida merece esse cuidado” é desenvolvido pelo Governo de Minas e prevê parcerias com órgãos governamentais, gestantes, família e comunidade, para que, através das medidas desenvolvidas, alcance a meta de reduzir significativamente a mortalidade infantil em Minas Gerais.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook