Secretária de Saúde esclarece atendimentos no Complexo da Saúde em Cachoeira do Campo

Ouro Preto,
08 de Junho de 2018

Eliane Cristina afirmou que o Executivo estuda melhorias nas demandas da população

A saúde em Ouro Preto tem sido tema de diversos debates entre vereadores e até população. O assunto mais recorrente é o atendimento no Complexo de Saúde de Cachoeira do Campo, mais conhecido como antiga UPA do distrito. Desde setembro do ano passado, a unidade passou a ter como foco a prevenção e promoção da Saúde. A reportagem do jornal O LIBERAL conversou com a secretária de Saúde do Município, Eliane Cristina Damasceno, que explicou sobre a necessidade das mudanças e das melhorias ainda previstas para o local.

Nos meses de abril e maio, a Prefeitura de Ouro Preto, promoveu diversas pré-conferências de saúde na sede e distritos da cidade. Eliane afirmou que os moradores elogiaram as mudanças no distrito durante a reunião ocorrida na localidade, mas que também tiveram reclamações, principalmente no atendimento da recepção. “Realmente essa foi uma questão muito colocada pelos moradores. Precisamos olhar mais de perto para essas denúncias, pois os profissionais que atuam na unidade conhecem a proposta de acolhimento do SUS. Esse paciente precisa ser bem tratado, ele precisa ser bem acolhido e atendido na sua necessidade. Não é por ordem de chegada, é de prioridade de atendimento”, explicou a secretária, que ainda garantiu que está averiguando e buscando melhorias nesse aspecto.

Sobre as mudanças na central de Unidades Básicas de Saúde, como a secretária prefere chamar, ela enfatiza que a ação foi estudada e planejada de acordo com o que preconiza a vigilância sanitária. “Considerando que as estruturas ocupadas pelas equipes antes eram totalmente precárias e não eram adequadas ao que a vigilância recomenda, nós entendemos que era o que tinha que ser feito. Fazendo essas considerações e o número populacional do território, acrescentamos mais uma equipe de médico da família para atender uma população de cerca de 12 mil habitantes, levando em consideração que a política nacional coloca três mil pessoas a cada equipe”, justifica.

A secretaria avalia positivamente o andamento dos serviços após os seis meses de mudanças, visto não havia estrutura adequada para um bom atendimento. “Nós vemos extremamente favorável para o município esse reordenamento, pois a antiga estrutura não era adequada para funcionar 24h. Não existiam equipamentos que dessem segurança no atendimento, pois de qualquer forma o paciente teria que vir para a UPA de Ouro Preto. Não tinham exames e nenhuma garantia de atendimento integral, o que onerava o município, pois o número de plantões médicos era muito alto e com pouca efetividade no resultado”, avalia.

Foco na prevenção

O novo Complexo tem como foco a prevenção e promoção da Saúde. “Nós trabalhamos com a aplicação do SUS, que é o coletivo. Assim, é claro que vai gerar uma perda individual. A ideia é que a gente consiga trazer bem-estar, prevenção e tratamento em tempo oportuno para a população de um modo em geral, criando e qualificando o acesso”, reafirmou Elaine.

São oferecidas à população as especialidades ginecologia e pediatria. Além disso, o médico plantonista também atende pediatria. No total, são 17 consultórios, todos equipados com computador ligado à internet e impressora. A sala de estabilização, que possui toda a aparelhagem para atendimento de urgência, também continua funcionando normalmente e a sala de fisioterapia ganhou um espaço mais amplo, com novos aparelhos. Outra melhoria foi a informatização da farmácia, que agora possui um sistema interligado à Farmácia Central, evitando a falta de medicamentos, por exemplo.

Secretária de Saúde esclarece atendimentos no Complexo da Saúde em Cachoeira do Campo
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook