Secretaria de Saúde realiza programa anti-tabagismo

Mariana,
28 de Junho de 2012

Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura Municipal de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou o programa anti-tabagismo e, passa, agora, a promover o encontro e acompanhamento entre grupos específicos de pessoas que desejam parar de fumar. Na primeira reunião, aconteceu uma apresentação geral do programa, feita pela coordenadora e enfermeira Rosana Moraes, que explicou as definições de como acontecerão os próximos encontros.

Para concretizar o programa anti-tabagismo, forma-se um grupo de aproximadamente 15 pessoas a partir de entrevistas individuais - anamnese - para traçar um perfil do grupo e definir as formas de tratamentos clínico e psicológico. Em seguida, acontecem quatro encontros entre os fumantes e a equipe de saúde, que é formada por uma médica, uma psicóloga, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um farmacêutico.

Segundo a psicóloga do programa, Lidiane Rezende Ferreira, parar de fumar envolve várias questões. Por isso, é preciso perceber a função que o cigarro exerce na vida de cada fumante e trabalhar o vício a partir disso. “O grupo anti-tabagismo é um espaço para os fumantes falarem e, como o objetivo é o mesmo, facilita o trabalho”, completa.

“Fumar é um vício e o tabagismo é uma doença”, explica a médica do programa, Dra. Ângela Ribeiro. Para Dra. Ângela, não existe uma fórmula geral para parar de fumar, cada caso é específico e, por isso, deve ser trabalhado de forma também específica.

O tabagismo é a maior causa isolada evitável de mortes precoces em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, por isso, a importância de iniciativas como a da Secretaria de Saúde.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook