Secretaria do Meio Ambiente promove reunião entre artesãos e OPPS

Mariana,
29 de Outubro de 2011

Aconteceu terça-feira, 25, na Prefeitura Municipal de Mariana, a reunião entre os membros da Co-Pedra Sabão, do distrito de Cachoeira do Brumado, e o advogado Dr. Geraldo Luiz, representante da Ouro Preto Pedra Sabão (OPPS), organizada pelo secretário de Meio Ambiente, Marcelo Morais.

Em pauta, estiveram discussões acerca da continuidade ou não das doações de jazidas de pedra sabão feitas pelas empresas de extração para a cooperativa dos artesãos.

Para Nério Barsante, presidente da Co-Pedra Sabão, essa prática de deixar as áreas que contém a pedra disponível para o uso artesanal, após a extração massiva das empresas, é fundamental para a garantia da atividade. “O artesão não tem condições de ir a lugares distantes como a empresa tem. Por isso, sem as doações, o trabalho centenário dos artesãos tem a possibilidade de se tornar um problema social com o fim das jazidas”, acrescentou.

Segundo o advogado da OPPS, Dr. Geraldo Luiz, para resolver as pendências entre as empresas extratoras e a cooperativa é necessário regularizar a situação burocrática da Co-Pedra Sabão, ou seja, a ‘questão de documentação e formalidade’.

O secretário Marcelo Morais ressaltou a importância de manter as negociações em uma discussão ‘com transparência’. Para isso, propôs uma nova reunião para o início de novembro entre a Co-Pedra Sabão, representantes das empresas extratoras de pedra sabão que estão em atividade e membros do executivo de Mariana.

A Co-Pedra sabão foi criada em 2003 a fim de garantir a manutenção das atividades artesanais em Cachoeira do Brumado, parte da tradição do distrito e do município de Mariana como um todo.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook