Secretaria Municipal de Meio Ambiente dá continuidade aos seus projetos

Ouro Preto,
15 de Junho de 2012

A Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto (SMMA) vem realizando uma série de iniciativas voltadas para o despertar ambiental da população e para a proteção de áreas verdes do Município. Projetos estão sendo desenvolvidos e executados na Sede e nos distritos do Município.

O Projeto “Revitalização do jardim de nossa localidade: Santa Rita de Ouro Preto” vem sendo desenvolvido desde outubro do ano passado, pela Escola Municipal de Educação Infantil Sueli e com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e de Obras. Por meio do projeto, alunos realizam atividades que buscam promover a conscientização ambiental, vitalizar e valorizar a área existente na comunidade. Em abril deste ano, as crianças plantaram 250 mudas de diversas espécies de Margaridas e Hortênsias no jardim da Praça Central do distrito.

O Projeto “Despertar da Consciência Ambiental”, lançado em abril deste ano, levou os alunos das escolas municipais “Benedito Xavier” e “Washington Dias”, de Glaura e São Bartolomeu, na sede da fazenda, em Engenho D’Água, distrito de Glaura, para conhecer aspectos da conservação da fauna e flora, além da participação de debates sobre o comportamento cidadão diante da natureza e o consumo consciente. As crianças andaram pelas trilhas da Fazenda, admiraram a Floresta Uaimií e participaram de brincadeiras e jogos que animaram o contato com a natureza.

O Programa “Uma Vida, Uma Árvore” é uma iniciativa da TV Globo Minas e conta com as parcerias da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ouro Preto e da Santa Casa da Misericórdia. Desde janeiro deste ano, crianças nascidas na cidade estão sendo cadastradas pelo programa, e a cada nascimento é dedicado o plantio de uma árvore de espécie nativa. Duas etapas do projeto já foram realizadas, o primeiro plantio foi feito ao redor da Santa Casa da Misericórdia e o segundo no Vale dos Contos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente lembra que a meta em Ouro Preto será plantar 1000 mudas de árvores até janeiro de 2013.

Desde 2009, a SMMA, em parceria com a Samarco Mineração, vem realizando o Projeto “A Escola Vai ao Parque”. O objetivo do projeto é sensibilizar, conscientizar e mobilizar os alunos do ensino fundamental da cidade para convivência harmoniosa com o ambiente onde vivem. Alunos das redes pública e privada do Município realizam visitas aos parques naturais de Ouro Preto, através de trilhas orientadas.

O Projeto “Flores e Águas da Nascente do Rio das Velhas” vem sendo desenvolvido pela SMMA em parceria com a “Associação Flores nas Pedras das Camarinhas”, com recursos do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro) e apoio da Prefeitura de Ouro Preto. O projeto tem como objetivo recuperar a região do entorno da nascente do Rio das Velhas, conhecida como Camarinhas, que, ao longo de alguns anos, foi alvo da degradação ambiental. “Flores e Águas da Nascente do Rio das Velhas” recebeu, em 2010, a premiação de 2º Lugar nacional na Chamada Pública, promovida pelo Ministério de Meio Ambiente, para seleção de Práticas Inovadoras em Revitalização de Bacias Hidrográficas, na categoria Municípios, com o Tema: “Conservação e recuperação de solos, água e biodiversidade”.

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, pretende dar continuidade aos projetos que já vêm sendo realizados com êxito e ainda abrir frente e apoiar novas iniciativas que visam à conscientização ambiental.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook