Secretario de Turismo realiza reunião com a ABAV/MG

Ouro Preto,
11 de Março de 2015

O objetivo da reunião foi formatar a proposta de realização de uma Feira de Turismo em Ouro Preto

Na sexta-feira, 27 de fevereiro, foi realizada no Centro de Artes e Convenções da UFOP uma reunião entre a Secretaria de Turismo, Industria e Comércio, a ABAV/MG (Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais), a ADOP (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto) e representantes do Trade Turístico local para discutir sobre a realização de um Festival de Turismo em Ouro Preto.

A ABAV/MG é uma entidade sem fins lucrativos do setor turístico que realiza anualmente workshops nas unidades regionais de Juiz de Fora, Divinópolis, Montes Claros, Governador Valadares, Ipatinga e Uberlândia e uma Feira de Turismo em Belo Horizonte, e agora pretende implantar um evento voltado exclusivamente para a divulgação do turismo em Ouro Preto.

O Presidente da ABAV/MG, Antonio da Matta, afirma que “a realização desse Festival será um marco para o Estado e a cidade, agregando turismo, negócios e lazer em um só lugar”.

O projeto vem sendo elaborado juntamente com a Secretaria de Turismo há quase dois anos e agora está na etapa final do processo. Sua realização será fruto de um trabalho colaborativo entre a gestão Municipal, a iniciativa privada e o terceiro setor a fim de que o evento se torne parte do calendário anual da cidade. Inicialmente a feira terá foco estadual e no decorrer da sua evolução poderá ser nacional e, posteriormente, internacional.

A parceria com a ADOP e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) tem como objetivo o agenciamento do evento, através da captação de recursos e a disponibilização do espaço para a sua realização.

Vandeir Assis, Gestor do Núcleo de Projetos da ADOP, ressalta o trabalho da instituição nesse projeto: “a ADOP, além de ser uma instituição gestora, é também um instrumento jurídico capaz de articular e de potencializar a captação de eventos que possam posicionar Ouro Preto no cenário turístico, pelo que representa a cidade no turismo nacional e internacional, portanto, juntamente com o Município e outras instituições importantes, trabalharemos em equipe para transformamos esse evento em um grande produto factível de ser realizado”.

O Secretário de Turismo, Felipe Guerra, destaca que a cidade de Ouro Preto é um dos 65 destinos indutores do Turismo Nacional e por essa importância o setor turístico precisa ser tratado com profissionalismo. “Uma das formas que nós enxergamos de valorizar a cidade como destino turístico internacional é com a realização de um grande Festival de Turismo como já existem em várias outras cidades,” conclui o secretário.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook