Secretários trocam governo por disputa de vaga no legislativo

Ouro Preto,
16 de Abril de 2012

Pela legislação eleitoral, terminou no sábado, 7, o prazo para a desincompatibilização dos secretários municipais que desejam um assento na Câmara Municipal. Chiquinho de Assis, Sebastião Evásio Bonifácio (Tião) e Gisângelo Machado (Tim) deixaram, respectivamente, as secretarias de Cultura e Turismo, Agropecuária e de Esportes e Lazer.

Tim deixou a secretaria em meio ao suposto caso de não pagamento de árbitros em jogos escolares e torneios de futebol. Ele é filiado ao Partido Popular Socialista de Ouro Preto, o PPS, e professor do município. “O período eleitoral nos dará a chance de expôr e aprofundar o debate em torno de propostas para a implementação de políticas públicas voltadas para o turismo e esporte de nossa cidade”, diz. O ex-secretário Chiquinho de Assis, do Partido Verde (PV), também espera trazer para o fronte eleitoral suas experiências no executivo. “O exercício do legislativo deve respeitar as limitações e prerrogativas do executivo, essa harmonia é sempre melhor para a governabilidade”. Há três anos como secretário, Sebastião Evásio, do Partido Republicano (PR), manterá os esforços no homem do campo. “É preciso valorizar ainda mais o homem do campo, a agricultura familiar, mas sem deixar de lado a importância atual das políticas públicas em prol da moradia e da regulação urbana”.

Durante a solenidade de posse aos novos membros da administração que os substituíram, o prefeito Angelo Oswaldo destacou que o processo eleitoral “será um grande desafio para os ex-membros do governo municipal, num momento em que a classe política encontra-se condenada pela conduta de alguns políticos”. Pelo calendário eleitoral de 2012, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a legislação eleitoral determinam que o “secretário municipal para candidatar-se a prefeito ou vice-prefeito precisa desincompatibilizar-se até quatro meses antes do pleito, ou seja, dia 07 de junho. Já para os cargos de “prefeito e vice-prefeito não se precisa desincompatibilizar para candidatar-se a prefeito ou vereador”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook