Segue o trabalho de restauração da Igreja Nossa Senhora de Nazaré

Ouro Preto,
09 de Junho de 2013

A Matriz Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo, está passando por restauração artística e estrutural desde meados de 2012. As dificuldades encontradas durante o período de início do restauro até hoje foram várias, desde a falta de recursos, provenientes do Ministério das Cidades, até entraves burocráticos, postergando os trabalhos e deixando a comunidade cada vez mais ansiosa.

No ano passado, reuniões foram realizadas entre a população, comunidade paroquial, autoridades e representantes do Ministério das Cidades, cobrando rápidos resultados para a recuperação de um dos mais importantes monumentos do barroco mineiro.

Porém, depois de superada grande parte das dificuldades encontradas ao longo da obra, a restauração tem continuidade e está sendo realizada ininterruptamente. Cerca de 30 anos depois da última restauração parcial, é possível notar a necessidade de uma ampla recuperação, devido também aos vários detalhes que fazem parte da obra.

O restaurador responsável pelos elementos artísticos, Sílvio Viana Oliveira, explicou que os cupins estavam colocando em risco toda a estrutura ornamental do templo. Ele comentou que o prédio está passando agora por um tratamento completo, que deve terminar até metade do ano que vem.

Cerca de 20 profissionais, entre restauradores de nível superior e técnico, marceneiros, escultores e artistas plásticos estão trabalhando a fim de aumentar a durabilidade do monumento. Sílvio explica que depois de finalizado os trabalhos, serão necessárias restaurações preventivas com ajuda da comunidade, que deve estar sempre atenta às necessidades do prédio.

O trabalho inclui restauração dos altares, descupinização, douramento das peças, reforço da estrutura com peças de madeiras, higienização das tábuas, limpeza do forro, entre outros. Problemas de infiltrações e apodrecimentos de madeira foram os mais preocupantes no início dos trabalhos.

A igreja Nossa Senhora de Nazaré foi construída na primeira década do século XVIII e ostenta um dos mais imponentes trabalhos de talha dourada da primeira fase do barroco mineiro. As missas estão sendo celebradas na Igreja das Dores durante a reforma.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook