Segunda etapa das obras do Paço da Misericórdia tem início

Ouro Preto,
03 de Abril de 2012

Na segunda-feira (26 de março), no auditório da Prefeitura de Ouro Preto, representantes da Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto (Adop) e da empresa Hexágono Engenharia assinaram o contrato para início das obras da segunda etapa do Paço da Misericórdia – Centro de Artes e Fazeres.

O Paço, que está sendo construído no antigo prédio da Santa Casa de Misericórdia, comprado pela Prefeitura de Ouro Preto, é uma ação destinada à preservação e promoção do patrimônio cultural e ao desenvolvimento sustentável local.

Durante a cerimônia, o prefeito Angelo Oswaldo ressaltou que o Paço irá proporcionar a multiplicação de renda para artesãos do município. Segundo ele, “é uma oportunidade de desenvolvimento social, cultural e turístico para Ouro Preto, mais renda para os artesãos, mais oportunidades para a população de Ouro Preto”.

Vandeir Assis, Gestor do Núcleo de Projetos da Adop, comentou que paralelo à obra, o Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) está elaborando um plano de negócios e de gestão para o Paço. De acordo com Vandeir, a partir desse projeto, será adequada a proposta do Centro de Artes e Fazeres.

O espaço dedicado aos artesãos terá galerias para exposições temporárias, 37 lojas, central de informações turísticas da região, banco de dados sobre os artistas e artesãos do município e feira de artesanato em pedra-sabão. O Paço terá também oficinas laboratório, empório de produtos regionais, cozinha experimental, anfiteatro, área multiuso que abrigará a administração e o galpão. Ainda serão construídos uma lanchonete, um restaurante, um quiosque de frutas e flores e um memorial da Santa Casa. A capela de Sant’Anna será restaurada.

A Secretaria de Cultura e Turismo e a Adop irão providenciar estudo para definir a ocupação dos espaços dedicados aos diversos tipos de artesanatos de Ouro Preto. A segunda parte da obra está orçada em torno R$ 10.000.000,00, e foram disponibilizados R$ 7.937.000,00 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O contrato prevê o início imediato das obras, com o prazo de término em 19 meses.

Sobre o Plano de Negócio e Gestão

O plano de negócio vai organizar as informações coletadas sobre o Paço. Esse planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas. No plano de negócio ficam registrados os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro que irá dar sustentabilidade ao empreendimento. Já o plano de gestão é utilizado para a administração, ressaltando qual é a renda necessária para manter o Paço funcionando.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook