Segunda etapa de obras do Paço da Misericórdia tem início

Ouro Preto,
23 de Março de 2012

A Agência de Desenvolvimento Ecoonômico e Social de Ouro Preto (ADOP) e a Prefeitura Municipal anunciam o início da segunda fase das obras do Paço da Misericórdia – Centro de Artes e Fazeres. A empresa Hexágono Engenharia, vencedora do processo de tomada de preços, inicia os trabalhos, que estão previstos para 19 meses. As obras terão início ainda no mês de março.

O Paço da Misericórdia é uma ação destinada à preservação e promoção do patrimônio cultural e ao desenvolvimento sustentável local. O projeto foi aprovado pela Secretaria de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano da PMOP, pelo IPHAN e pelo Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Lei Federal de Incentivo à Cultura) em dezembro de 2010. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o investidor, a título de “Colaboração financeira não-reembolsável”, no âmbito do seu Fundo Cultural. O patrocínio foi confirmado em fevereiro de 2012.

O projeto vai promover mais do que intervenções físicas no prédio da antiga Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto. “É preciso que os monumentos cumpram sua função social e sejam reintegrados como instrumento público ativo na vida cotidiana da cidade, para que sua revitalização seja permanente”, afirma Vandeir Assis, gestor do Núcleo do Projetos da ADOP. Ele ressalta o uso público e sustentável, que está previsto no projeto. “O modelo de gestão do Paço da Misericórdia virá de um estudo técnico, a cargo do Sebrae”, completa Vandeir.

Para o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, “o Paço da Misericórdia é iniciativa que vem revolucionar artes e ofícios, artesanato, cultura, turismo e economia na vida de Ouro Preto e região. É instrumento poderoso para a valorização dos fazeres típicos e originais de Ouro Preto, incentivando a criação de postos de trabalho e o aumento da renda. Artesãos e artistas ganham um espaço espetacular, moderno e atraente, no coração da cidade. Será um verdadeiro shopping do turismo cultural, com praça de alimentação, museus, lojas, feiras, exposições, cursos e oficinas. A cidade há muito esperava esse equipamento e, como o Centro de Convenções, vai marcar uma nova era para o turismo. O Paço redesenha o futuro de Ouro Preto” comemora.

Parceiros

A Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP) é uma instituição privada, sem fins econômicos, apartidária, criada por meio da parceria entre empresas locais, poder público e sociedade civil, com a missão de ser agente do desenvolvimento sustentável do Município de Ouro Preto e do Estado de Minas Gerais na articulação, integração e fortalecimento da sociedade civil e empresarial, respeitado os patrimônios humano, natural, cultural e histórico. A ADOP mantém, desde janeiro de 2005, o Título Federal de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

A ADOP é parceira da Prefeitura Municipal de Ouro Preto na intervenção no Paço da Misericórdia e outros importantes projetos para o munícipio, viabilizando, principalmente, a captação de recursos e implementação dos mesmos.

O BNDES é uma das empresas que mais investe na preservação do patrimônio cultural brasileiro. De 1997 a 2010, o Banco destinou R$ 252 milhões a mais de 280 projetos que revitalizaram o patrimônio cultural brasileiro.

Segunda etapa de obras do Paço da Misericórdia tem início - Foto de Vandeir Assis, gestor da ADOPSegunda etapa de obras do Paço da Misericórdia tem início - Foto de Vandeir Assis, gestor da ADOPSegunda etapa de obras do Paço da Misericórdia tem inícioSegunda etapa de obras do Paço da Misericórdia tem início
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook