SEMAE-OP alerta: Decréscimo no nível de água das captações já é preocupante

Ouro Preto,
21 de Julho de 2015

A hora de economizar é agora

As chuvas dos últimos meses não foram suficientes para amenizar os impactos causados pelo intenso período de estiagem ocorrido em 2014. Em Ouro Preto, já é possível notar uma queda significativa no nível de água das captações dos sistemas de Tratamento de Água Itacolomi e Jardim Botânico.

O fornecimento de água em toda cidade é realizado por meio desses dois sistemas, que atualmente têm operado abaixo da vazão normal. Desde o mês de abril, o nível de água dos reservatórios tem diminuído consideravelmente. Para se ter uma ideia, a vazão de água da ETA Itacolomi caiu de 90 litros de água por segundo para 84 litros, atualmente.

Segundo o superintendente da autarquia, Wandeir José dos Santos, essa queda tem comprometido o abastecimento e o quadro pode se agravar. “No ano passado, enfrentamos um período difícil devido ao longo período de estiagem. Este ano, infelizmente, sentimos que essa situação irá se repetir, porém mais cedo. Verificamos um decréscimo no nível de água das captações que nos deixa preocupados, pois o período de seca ainda nem chegou e já estamos sofrendo com a diminuição do volume de água” avaliou. Ainda de acordo como o superintendente, a situação se mantem a mesma nos distritos.

O SEMAE-OP trabalha exaustivamente para garantir o abastecimento em todos os bairros, no entanto, esse objetivo só poderá ser alcançado com a ação de todos no combate ao desperdício. Nesse sentido, a autarquia tem se empenhado para eliminar os focos de vazamento de água na cidade. É necessário que cada um faça sua parte.

Saiba qual Estação de Tratamento de Água abastece o seu bairro

A ETA Itacolomi, localizada no bairro Pocinho, é responsável por abastecer os seguintes bairros: Alto das Dores, Santa Cruz, Santa Efigênia, Padre Faria, Nossa Senhora do Carmo, Bauxita, Vila Operária, Vila dos Engenheiros, Vila Aparecida, Novo Horizonte e parte dos bairros Antônio Dias, Saramenha, Tavares, Barra e Lagoa.

Já a ETA Jardim Botânico, localizada no Passa Dez, no bairro São Cristóvão, é responsável por abastecer os seguinte bairros: Jardim Alvorada, Nossa Senhora de Lourdes, parte do São Cristóvão, São Francisco, Morro Santana, Morro da Queimada, Morro São Sebastião, Morro São João e parte da Rua Conselheiro Quintiliano.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook