Semae-OP resgata memórias em reservatório

Ouro Preto,
02 de Fevereiro de 2012

O prefeito Angelo Oswaldo, juntamente com a equipe do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Ouro Preto (Semae-OP) o secretário de Cultura e Turismo, Chiquinho de Assis, e moradores, visitaram o reservatório de água Caixa 03, onde foram redescobertos uma mina e um chafariz, importantes monumentos datados do século XIX.

O reservatório do bairro Veloso, antes chamado de Reservatório Padre José Rocha Filgueiras, é de grande importância para o sistema, pois abastece aproximadamente 80% do centro histórico. Sendo assim, para normalizar o fornecimento de água após um deslize de terra na captação, foi necessário escavar o interior da mina, que trouxe a surpresa de um adornado portal de tijolos e um chafariz que data de 1890.

De acordo com o superintendente interino do Semae-OP, Aldair da Silva, a intenção da Autarquia é transformar o reservatório em um Museu da Água, que permitirá aos visitantes conhecerem o processo de tratamento de água empregado até os dias de hoje, além de documentos históricos desse pioneiro sistema, a vista da mina e um espaço para lazer.

O projeto para o museu será feito em conjunto com a Fundação Vale, com uma posterior captação de recursos para a obra. Enquanto isso, as medidas para a reforma do prédio e paisagismos do entorno da área já foram providenciadas pelo Semae-OP.

Angelo Oswaldo garantiu o propósito de recuperar a área e proporcionar um agradável e educativo espaço para a população. “O conjunto da Caixa 03, a terceira construída no sistema pioneiro de tratamento moderno de água em Ouro Preto implantado entre 1888 e 1891, está sendo recuperado. Localizar o centro de captação com um portal de tijolos, além de uma antiga bica datada do final do império, comprova que nossa cidade foi pioneira no Brasil ao implantar um sistema de tratamento de água e esgoto”, reforça.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook