SEMAE Ouro Preto participa do Fórum das Águas em Brumadinho-MG

Ouro Preto,
18 de Dezembro de 2014

Crise hídrica é tema de debate no Fórum

O SEMAE de Ouro Preto esteve presente nos dias 4 e 5 de dezembro no Fórum das Águas, que aconteceu no instituto do Inhotim, em Brumadinho - MG. O evento foi promovido pelo Consórcio Internacional da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Cibapar) em parceria com o instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Por meio do tema “Escassez Hídrica e Saneamento - Impactos e Oportunidades”, autoridades políticas, órgãos públicos e privados, apresentaram a situação de escassez nos Estados brasileiros e discutiram alternativas para o problema.

A diretora geral do Igam, Marília Melo, falou da importância desse Fórum como um instrumento de conscientização diante da crise hídrica. “O nosso objetivo é apresentar o diagnóstico sobre a escassez de água existente no Brasil, principalmente em Minas Gerais, para que as pessoas tomem conhecimento desse novo cenário. Além disso, discutimos com os diversos gestores de sistemas hídricos presentes no encontro os principais problemas vividos nesse período, a fim de que possamos pensar conjuntamente em ações futuras,” explicou.

Participaram do Fórum comitês de bacias hidrográficas, sindicatos, associações, empresas privadas, produtores rurais, entidades e estudantes universitários. Marília Melo declarou ainda que a previsão de chuvas para os próximos três meses está dentro da média esperada, porém, isso não é o suficiente para recuperar o nível dos reservatórios e rios em Minas Gerais.

“Esse evento é de grande valia para que o SEMAE-OP possa permanecer articulado com outros setores ambientais do país, e assim promover iniciativas para melhoria no tratamento e distribuição de água em Ouro Preto”, ressaltou o superintende do SEMAE-OP, Wandeir José dos Santos. É necessário lembrar que mesmo com as chuvas ocorridas dos últimos dias, a vazão de água nas Estações de Tratamento da cidade continua instável. Assim, o SEMAE-OP recomenda a toda comunidade ouro-pretana para que não desperdicem água, pois as chuvas ainda não aliviaram os estragos da seca.

CBH- Rio das Velhas

Na manhã de sexta-feira (05) o SEMAE-OP participou também da reunião ordinária com membros do subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH) em Itabirito. Durante o encontro, os presentes discutiram ações realizadas ao longo de 2014 e propostas de ação para 2015. Dentre as ações realizadas neste ano destacou-se o trabalho empreendido pelo SEMAE-OP na reativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no distrito de São Bartolomeu.

Após a reunião, os participantes foram convidados a conhecerem a Estação de Tratamento de Esgoto do Marzagão, em Itabirito.

SEMAE Ouro Preto participa do Fórum das Águas em Brumadinho-MG
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook