Semana de Desenvolvimento confirma perfil empreendedor de Itabirito

Itabirito,
12 de Setembro de 2012

Palestras, minicursos e exposições movimentaram a Praça dos Inconfidentes

Entre os dias 27 e 31 de agosto, Itabirito tornou-se a capital mineira do desenvolvimento com a realização da 8ª Semana de Desenvolvimento Econômico, que trouxe o tema “Estratégias e novas oportunidades para o desenvolvimento de Itabirito”. A Semana foi realizada pela 1ª vez na Praça dos Inconfidentes, mais conhecida como área da JuliFEST, que agora está toda asfaltada. O novo espaço atendeu ao crescimento do evento, que conta com a Feira Regional da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços, além de palestras e exposições.

Foram 40 expositores, apresentando produtos e serviços em diversas áreas, como vestuário, imóveis, alimentação, telecomunicações, dentre outros. A Coca-Cola Femsa, que está iniciando as atividades no munícipio, expôs em seu estande um vídeo 3D com a perspectiva da fábrica que está sendo construída às margens da BR040. Além do vídeo, a equipe de Recursos Humanos realizou o cadastramento de currículos das pessoas interessadas em trabalhar na nova fábrica, que será a primeira Fábrica Verde no mundo.

A Vale mostrou de maneira interativa aos participantes da feira os investimentos feitos pela empresa no munícipio e em Minas por meio de um “quiz”. Gilcinéia Monteiro, de 49 anos, moradora do bairro Santa Rita, gostou muito da ideia de mostrar a atuação na cidade. “Achei muito interessante, porque muita coisa a gente não sabia, como é o caso das empresas de Minas Gerais serem as principais fornecedoras da Vale. Já outros projetos, eu conheço e participo, como o Sempre um Papo”, ressalta. Após responder às perguntas, os participantes ganharam uma muda de palmeira cultivada no Centro de Pesquisas e Conservação da Biodiversidade do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais (CeBio), da Vale, em Sabará.

Na sexta-feira, dia 31, durante o encerramento da Semana, foram homenageadas as entidades que mais contribuíram para o desenvolvimento de Itabirito com o Diploma JK de Mérito em Desenvolvimento de Itabirito. “Neste 3º ano escolhemos as entidades que colaboram no fortalecimento do associativismo, com valores voltados para o desenvolvimento, empreendedorismo e de fomento econômico”, ressaltou Geraldo Magno de Almeida, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. Dentre as entidades agraciadas, está a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itabirito (Ascito). A presidente da associação, Erotídila Santos Fernandes, ficou emocionada ao receber o diploma. “Este é um reconhecimento do nosso trabalho, que é feito com muito esforço e muita dedicação de cada uma dos associados, em prol de Itabirito”, afirmou a presidente.

Palestrantes de renome nacional interagiram com o público em palestras voltadas para o empreendedorismo, como Cristiano Lopes, que trouxe a palestra “Empreendendo no mundo dos desafios” e Rodrigo Cardoso, com a palestra “Como traçar metas e trabalhar em equipe”. “Itabirito está de parabéns por proporcionar aos empresários e empreendedores um espaço como este, que mostra o perfil desenvolvimentista da cidade”, destacou Rodrigo Cardoso.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável entregou também o “Selo Verde” para oito empresas que mais se destacaram na adoção de práticas de preservação do meio ambiente. “Este selo, criado em 2011, valoriza as empresas do município que tenham atitudes ecológicas”, ressaltou Marina Sardinha, secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook