Semana do Idoso é comemorada com diversas ações em Itabirito

Itabirito,
06 de Outubro de 2017

Em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado no dia 27 de setembro, a Secretaria de Assistência Social realizou uma série de atividades na semana de 25 a 29. As ações tiveram o objetivo de proporcionar momentos de lazer e integração entre os idosos, além de conscientizar a população sobre a importância de denunciar casos de violência contra o idoso.

Na terça-feira, 26, cerca de 120 pessoas, que participam das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), executadas em parceria com a Associação do Amor Exigente, marcaram presença em um encontro no Clube Amiseg. Durante a tarde, eles realizaram uma confraternização com bingos, lanches e momentos de reflexão. Na oportunidade, foi feita uma homenagem ao Senhor José Gregório, um dos homens mais idosos de Itabirito, que completou 102 anos em 2017.

Para Pedro Paulo Moreira, filho do homenageado, a ação é muito importante. “Meu pai sempre participou desses encontros e gosta muito. Ficamos muito satisfeitos com o convite”, disse. Lindaura Batista, que frequenta as atividades do grupo de Ioga, também elogiou a iniciativa. “É um momento importante de descontração e é mais um período em que podemos compartilhar as amizades feitas nas oficinas”.

A quarta-feira, 27, foi de atividades na Casa de Repouso Santa Luiza de Marilac. No dia, os idosos puderam acompanhar apresentações de flautas e de circo, realizadas pelos participantes das atividades do grupo do SCFV. Para a coordenadora do local, Carina Delfino Gurgel, o momento tem muito valor para os acolhidos pela casa. “É muito importante este entrosamento entre os idosos e as crianças, com atividades culturais diferentes. A instituição se sente acolhida pela sociedade quando recebe a visita de pessoas de fora”, disse.

Para fechar a semana, na sexta-fera, 29, as equipes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) distribuíram panfletos que explicam sobre a violência contra o idoso. No material, é possível identificar os tipos de violações do direito, assim como as formas de denúncia.

Segundo a secretária de Assistência Social, Jussara Vieira, “no caso das pessoas idosas, as limitações e restrições causadas pelo envelhecimento muitas vezes levam ao isolamento social, ocasionando situações de adoecimentos. Neste sentido, as oficinas ofertadas são possibilidades para que os serviços da Assistência Social possam chegar aos que deles necessitam. Proporcionando relações intergeracionais, tornando-os mais confiantes, mais fortes em suas relações na família e na vizinhança e conhecedores de seus direitos”.

As denúncias podem ser feitas pelo disque 100 ou no Creas, localizado na rua Coronel Baêta, 42, Centro, pelo telefone 3561-4080.

Semana do Idoso é comemorada com diversas ações em ItabiritoSemana do Idoso é comemorada com diversas ações em ItabiritoSemana do Idoso é comemorada com diversas ações em Itabirito
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook