Sindicato dos Metalúrgicos de Itabirito esclarece acordo durante fechamento da Delphi

Itabirito e Ouro Preto,
05 de Abril de 2015

O fechamento silente da Delphi em Itabirito chamou a atenção da comunidade nos últimos dias. Após tentar vários contatos com a própria empresa e autoridades da cidade para informações a respeito, o Sindicato dos Metalúrgicos de Itabirito informou como foi realizado o acordo entre os funcionários e a fábrica.

De acordo com o presidente do Sindicato, Robson Araújo Paulino, o comunicado oficial foi encaminhado pela Delphi no dia 12 de janeiro, após diversas tentativas de diálogo com a empresa. “Nós desconfiamos do fechamento desde o final do ano passado, pois a Fiat, maior cliente da Delphi, deu férias coletivas aos seus funcionários, o que já era indício de que o mercado não estava favorável. Mesmo assim a Delphi não diminuiu o ritmo de produção, armazenando grande estoque, o que não é normal”, explicou Robson.

Para negociar com a empresa, o presidente conta que buscou diversos auxílios e também apoio jurídico para que os funcionários não ficassem desamparados. “Chegamos a conversar até mesmo com representantes da Delegacia Regional do Trabalho, que nos informou a situação diferenciada da Novelis. A Delphi, juridicamente, nada impediria a sua saída da cidade, já a Novelis o acordo foi propício para a continuidade das suas atividades”, destacou. Segundo Robson, as negociações foram vantajosas para o trabalhador, pois a empresa poderia fechar as portas e pagar apenas as indenizações trabalhistas. Mais de 800 foram mandados embora. Após o acordo, foram fixados seis meses de cestas básicas, assim como três meses de meio salário nominal e plano de saúde para os funcionários que foram demitidos desde janeiro.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook