Situação do Reservatório III no bairro São Cristóvão incomoda moradores

Ouro Preto,
29 de Agosto de 2013

Os moradores do bairro São Cristóvão estão incomodados com a situação em que se encontra o Reservatório III, situado na Travessa Sargento Francisco Lopes. Segundo eles, o reservatório encontra-se abandonado há muitos anos, vivendo essa situação há várias gestões sem solução definitiva.

De acordo com a comunidade, o estado do reservatório sujeita a população a doenças como a dengue. Além do que consideram desrespeito ao patrimônio público e ao meio ambiente, a região é deserta e má iluminada.

Os moradores duvidam, ainda, que a água reservada mantenha sua qualidade, mesmo a região sendo abastecida pelo Reservatório do Jardim Botânico. Por sua vez, o Reservatório III abastece o centro da cidade. O superintendente do Semae, Eduardo Evangelista, garantiu que a água é sim tratada, e explicou que hoje é feita uma cloração no próprio reservatório, que para a água que chega direto da mina, já é o suficiente para matar bactérias e evitar contaminações.

Em entrevista ao Jornal O LIBERAL, o superintendente explicou ainda sobre o estágio em que se encontra o projeto de reforma do local. Segundo ele, a licitação foi finalizada em abril, mas precisou passar por aprovação do IPHAN, o que ocorreu recentemente, mas algumas modificações hão de ser feitas. O projeto original é anterior à atual gestão, no qual estava prevista a construção de uma Casa de Química em um terreno que, segundo ele, sofre perigo de movimentação de terra. A Casa de Química deve ser então, transferida para dentro do reservatório, em um espaço que estava reservado para um “Museu da Água”, que não será mais construído. Segundo Eduardo, é inviável a existência de um museu no lugar estipulado.

A Casa de Química existirá para tratamento de pH, ação que mesmo não sendo necessária para o consumo propriamente, seria necessária para garantir a manutenção da tubulação local. Depois de feitas as modificações no projeto, Eduardo Evangelista garantiu que a obra terá início breve, e espera sua finalização para antes do próximo período chuvoso.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook