Situação econômica do comércio de Itabirito é debatida na Câmara

Itabirito,
19 de Outubro de 2015

Em meio às demissões em massa ocorridas em Itabirito, o vereador Ricardo Francisco (PMDB) preocupado com as frequentes reclamações dos comerciantes da cidade, convidou representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio de Itabirito e Região (Sindeci) para esclarecer a atual situação na Tribuna Livre da Câmara.

Representando a presidente do Sindicato, a homologadora da instituição, Sirlene Maria Teixeira, explanou a preocupação com o comércio. “Estamos vivendo um momento complicado na economia e na política do nosso país. E nós sabemos que o comércio tem sido atingido com tudo isso. Uma pesquisa publicada em junho deste ano prevê uma melhora na economia somente daqui a dois anos. É muito preocupante, temos que tomar alguma atitude”, revela Sirlene.

A homologadora ainda destacou que as demissões em massa ocorridas em Itabirito atingiram diretamente os comerciantes, pois segundo ela “a economia não está aquecida, consequentemente o consumidor não tem o poder de compra, e assim todos ficam com medo de fazer dívidas a longo prazo”.

A grande preocupação dos comerciantes levantadas por Sirlene é da dificuldade de manter o quadro de funcionários, pois as vendas caíram muito e o movimento é bem fraco. “O nosso papel é alertar os nossos associados dos direitos e deveres, mas principalmente estamos na busca de alternativas que modifiquem esse cenário. Por isso, contamos com a ajuda de vocês para que nem os trabalhadores, nem os comerciantes fiquem prejudicados”, demandou a sindicalista, que ainda divulgou uma comparação dos números de admissões e demissões na cidade de 2014 a 2015. Segunda as informações de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Trabalho no comércio varejista e atacadista de Itabirito, de janeiro a dezembro de 2014 foram 1.926 admissões e 1.807 demissões, já de janeiro a agosto deste ano foram 725 admissões e 908 desligamentos. “É preocupante e precisamos pensar em novas maneiras de trazer outras empresas, novas oportunidades de empregos”, sugeriu Sirlene Teixeira.

O autor do requerimento, o vereador Ricardo Francisco (PMDB), se colocou a disposição e sugeriu a criação de comissão especial para auxiliar o sindicato. “Nós ficamos muito preocupados com as notícias negativas, revelando os altos índices de desemprego. Por isso nossa bancada decidiu convidar o Sindicato para relatar o que está acontecendo. Nós nos colocamos a disposição para o que precisarem”.

Já o presidente da Casa, Max Fortes (PSB), ressaltou que é uma crise nacional, que a situação é preocupante, mas que o trabalho em equipe pode conseguir boas oportunidades. “Na semana passada o Ministério do Trabalhou divulgou que mais de um milhão de pessoas foram demitidas nos últimos 12 meses, principalmente na região sudeste. A situação preocupa, mas a crise também nos traz oportunidades e eu acho que esse é o momento de união, de repensar alternativas para fortalecer o comércio. A crise tira a gente da zona de conforto e é fundamental a união para vencermos essa batalha”, conclui Max Fortes.

Situação econômica do comércio de Itabirito é debatida na Câmara - Foto de Michelle Borges
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook