Subcomitê do Rio Itabirito discute ações de 2011

Itabirito,
05 de Dezembro de 2011

Em continuidade às atividades do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito para o ano de 2011, nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, aconteceu mais uma reunião, no Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque Ecológico de Itabirito. Durante a manhã, foram tratados assuntos como a participação do subcomitê na atualização do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio das Velhas, apresentação de esclarecimentos sobre o acidente nas instalações da empresa MSOL e avaliação dos trabalhos realizados durante o ano. “As reuniões do subcomitê são importantes para serem discutidos os acontecimentos na bacia do Rio Itabirito e os interesses de melhoria para Itabirito e região”, afirma Heloisa Cristina França Cavallieri, bióloga e assistente técnica do Saae.

Abrindo a pauta do dia, o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Rio das Velhas (CBH Velhas), Rogério Sepulveda, indicou a realização de uma conferência sobre o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio das Velhas e capacitações sobre o assunto para que a população se qualifique para as discussões. Em seguida, o representante da MSOL, Leonardo Nascimento, explicou o vazamento de resíduos que aconteceu no dia 29 de agosto de 2011, causado pelo rompimento de uma adutora, que vazou um volume estimado em 270m³ em cerca de 3 horas. Segundo Leonardo, no mesmo dia do vazamento, foram tomadas medidas como a interrupção do bombeamento, registro e avaliação da área, aviso aos moradores da região atingida e coleta de amostras para avaliar o impacto do vazamento.

Na oportunidade, os integrantes do Subcomitê fizeram perguntas aos representantes da empresa e sugeriram ações para a recuperação da área e cuidados para que o acidente não se repita. Leonardo Nascimento afirmou que a limpeza da área terminou em 6 de novembro de 2011 e, desde então, acontece o monitoramento permanente (uma vez por semana) e instalação de dispositivos de segurança, como medidor de vazão e canaletas na tubulação onde houve o vazamento.

Logo após, representantes do SAAE e da Prefeitura de Ouro Preto discutiram sobre seus respectivos projetos, apresentados ao CBH Rio das Velhas em conformidade com a Deliberação Normativa – 06/2011. E, como este foi o último encontro do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito no ano de 2011, os participantes fizeram uma avaliação sobre os trabalhos, que, no geral, foi considerada positiva. “O mais importante é essa discussão que a gente tem sobre o que acontece. Pena que há pouca participação de outros setores, como a sociedade civil”, avaliou Aparecida Cristina Cunha, do Centro de Educação Ambiental da Prefeitura de Itabirito. “O comitê é um fórum raro, que tem condições de reunir tanta gente para questões da bacia. Afinal, todo mundo precisa de água”, completou Filipe Morgan da Costa, representante da Gerdau.

Importância

O Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito é um grupo consultivo e propositivo, vinculado ao CBH Velhas, conforme Deliberação Normativa CBH Velhas nº 02/2004, com atuação na bacia hidrográfica do Rio Itabirito, a qual compreende os municípios de Itabirito, Rio Acima e parte de Ouro Preto.

A atuação dos subcomitês é considerada, pelo CBH Velhas, “um grande avanço na representatividade e na articulação local da população organizada em entidades que possuem funções relacionadas à questão ambiental”. O principal objetivo para a criação dos subcomitês é descentralizar essas entidades, antes concentradas próximas à capital, e agora distribuídas ao longo do território da bacia, o que possibilita a ampliação da participação para usuários, agentes públicos e sociedade organizada de cada região.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook