Sugestão de novo horário do comércio já está valendo

Itabirito,
26 de Agosto de 2013

Desde o dia 1º de agosto, algumas lojas de Itabirito passaram a funcionar em um novo horário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e aos sábados das 8h às 14h. A medida foi adotada para evitar a “fuga” dos consumidores itabiritenses para as lojas de Belo Horizonte.

A presidente da CDL de Itabirito, Maura Mendonça, ressalta que “a extensão do horário de funcionamento é apenas uma sugestão feita pelo sindicato dos empresários de Itabirito com intuito de atender melhor a população, valorizar os trabalhadores, fomentar a economia local e manter a geração de emprego”. Conforme prevê a legislação municipal, o comércio pode funcionar das 6h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 20h, aos sábados, domingos e feriados. Maura destaca que a sugestão de horário respeita as leis trabalhistas e que não altera a carga horária de trabalho dos funcionários do comércio. “Os comerciários continuarão trabalhando as mesmas 44h semanais, conforme prevê a lei. De segunda a sexta um total de 40h, e aos sábados 4h”. De acordo com a presidente da CDL, as lojas que optarem pelo novo horário poderão adotar revezamentos de horários entre os funcionários. “O que chega mais cedo, larga mais cedo. O que chega mais tarde sai mais tarde”, explica.

Com a mudança, todo mundo ganha

Darilda Rodrigues, vendedora de uma ótica, vê com bons olhos a sugestão de novo horário de funcionamento do comércio. “É um começo. Os clientes estão gostando muito. Daqui a pouco todo mundo vai saber disso e não vai precisar ir à Belo Horizonte para fazer compras. A expectativa é de que o movimento melhore, as vendas aumentem, e como ganhamos comissão, que o nosso salário também aumente”.

Segundo a vendedora, na loja que ela trabalha foi adotado um sistema de revezamento entre os funcionários. “Estamos fazendo escala de horários. Acaba que até nós mesmos que trabalhamos no comércio vamos ter mais tempo para fazer compras, antes ou depois do trabalho, dependo da escala”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook