Suspeita de casos de suicídios entre ex-moradores de Bento Rodrigues é debatida por vereadores

Mariana,
13 de Maio de 2016

A publicação de que o estado vai apurar o aumento de casos de suicídio entre os ex-moradores atingidos pela tragédia da Samarco foi tema de debate entre os vereadores da Câmara de Mariana na segunda-feira (9) por dizerem desconhecer o fato. O jornal O Tempo, de Belo Horizonte, publicou na semana passada (6) uma matéria informando que além de ocorrências de depressão, três mortes e oito tentativas foram registradas entre os moradores.

O vereador Bruno Mol, que integra a comissão de vereadores que acompanha todas as situações desde o rompimento, afirma desconhecer esses acontecimentos. “Confesso que desconheço essa situação como membro da comissão e como morador. Solicito à secretaria de Saúde que informe se houve realmente algum caso de suicídio entre os atingidos pela barragem”, pleiteou o vereador. “Eu não quero de maneira nenhuma menosprezar o trauma que aquelas pessoas viveram, mas eles são os únicos que têm garantia hoje. Quero chamar atenção para a depressão dos trabalhadores, pais de família, que estão com a corda no pescoço pela manutenção do emprego. Isso o jornal não fala. Ouve rumores de que a Samarco voltaria em outubro, agora só em abril. O clima é de tensão com a probabilidade de que perca o emprego”, ressaltou Mol.

A maioria dos vereadores achou a matéria tendenciosa, com o intuito de denegrir a imagem da mineradora, questionando o motivo do estado apurar casos de suicídio em Mariana. “A Samarco é um orgulho da cidade. Nós temos que lutar para a Samarco voltar, para que os mais de três mil funcionários não percam seu emprego, transformando a cidade mineradora num caos”, pontuou Bruno Mol.

Já o vereador Bambu frisou a importância de averiguar a informação. “Temos que descobrir de onde saiu essa notícia, quem afirmou esses fatos, pois isso traz ainda mais prejuízo para nossa cidade”.

Já o vereador Cristiano Vilas Boas disse que durante a votação da escolha do local onde será construído o novo Bento, ocorrida no sábado (7), conversou com um membro da equipe de psicólogos que acompanha os ex-moradores, que afirmou que estas pessoas estão sendo vítimas de preconceito na cidade.

“Aproveito para informá-los que vamos agendar uma reunião para mais detalhes. Ela disse que houve três casos de tentativa de suicídio em Barra Longa, que ocorreram após o rompimento da barragem, mas que em Mariana não houve, pois há assistência muita boa para evitar que o quadro se agrave mais para as famílias. E para evitar solicito a reunião com a comissão de direitos humanos”.

O presidente da Casa, vereador Tenente Freitas, disse que é preciso averiguar com a polícia para confirmar se houve realmente algum caso e se o mesmo pode estar ligado à tragédia.

O vereador Bruno Mol finalizou enfatizando que a cidade não pode ficar calada diante dessa gravidade. “Isso rebate em nós mesmos, é lutar contra nós mesmos, dificultar a volta de uma empresa que gera mais de três mil empregos. Temos que questionar e mostrar o que a empresa representa para os moradores”.

Suspeita de casos de suicídios entre ex-moradores de Bento Rodrigues é debatida por vereadores
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook