Tapetes de serragem de Ouro Preto enfeitam a França

Ouro Preto,
15 de Junho de 2012

Os famosos tapetes de serragem, que fazem parte das comemorações da Semana Santa e do Corpus Christi, na cidade de Ouro Preto, irão cobrir a entrada do Parque Natural Regional Scarpe-Escaut na França. Os tapetes ficarão expostos até o dia 2 de setembro, como resultado da residência artística francesa que recebe o nome de Mine d’Art en Sentier 2012 que conta com a participação de artistas ouro-pretanos.

No total, onze artistas internacionais foram selecionados a partir de 96 projetos de 18 países para integrar o Mine d’Art en Sentier. O projeto de artistas da Fundação de Arte de Ouro Preto foi aceito por ser um trabalho direto com a comunidade local, dessa maneira a proposta participa como única representante da América Latina.

Gabriela Rangel, diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, e César Teixeira, chefe de gabinete da Fundação, estão na França, onde permanecem até o dia 12 de junho, cumprindo uma extensa agenda de atividades.

A região de Nord-Pas de Calais (que promove o evento) possui características que são muito semelhantes as do estado de Minas Gerais e, especialmente, as da cidade de Ouro Preto. O local foi uma área mineradora, de intensa exploração de carvão e hoje se volta para a arte e a cultura como nova forma de atuação e sobrevivência.

De acordo com a presidente da Faop, Ana Pacheco (que acompanha o grupo na viagem) o grande objetivo do Mine d’Art en Sentier é proporcionar a aproximação dos moradores às questões do patrimônio local. “Como Ouro Preto, Nord-Pas de Calais passou por processos de exploração mineral que influenciam diretamente a história e o modo de vida da população”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook