Tenente Coronel Wesley Barbosa, Comandante do 52° BPM-OP, analisa a segurança pública na região

Ouro Preto,
21 de Agosto de 2014

No comando do 52º Batalhão da Polícia Militar em Ouro Preto (MG) desde março de 2014, o Tenente Coronel Wesley Barbosa é formado em Direito e natural de Conselheiro Lafaiete. Anteriormente, foi Comandante do 17º BPM de Uberlândia, cidade na qual comandou também outras duas Unidades da PM, a 9ª Cia de Missões Especiais e o 32º BPM.

O comando do 52º Batalhão da Polícia Militar de Ouro Preto foi assumido, no final do mês de março deste ano, pelo Tenente Coronel Wesley Barbosa. Além de Ouro Preto, o Batalhão responde pela segurança em Mariana, Itabirito, Diogo de Vasconcelos e distritos.

Segundo o Comandante Wesley, o trabalho tem sido recompensante, com uma equipe preparada e composta por grandes profissionais. “É uma experiência nova e gratificante trabalhar em uma região na qual podemos conviver com a população nativa e com pessoas de vários lugares e que, além disso, tem grande importância na cultura e na política do país”, pontua. Em relação a outras Unidades da Polícia em que trabalhou, ele afirma que a violência era mais acentuada. “Os trabalhos são iguais, mas a demanda é menor em relação às outras Unidades. Dessa forma e com a experiência que já temos, conseguimos ter mais destreza para montar estratégias de coibição da criminalidade na região do 52º BPM”, avalia. “Em questão de números absolutos, a região possui uma criminalidade baixa. E dentre as quatro cidades de abrangência do Batalhão, Mariana tem tido uma incidência um pouco maior em relação aos crimes de roubo e tráfico de drogas”, completa.

No primeiro semestre deste ano, foram atendidas 7.791 ocorrências pelo 52º Batalhão da Polícia Militar. Há previsão de aumento do efetivo na 3ª Região da PM, a qual abrange o 52º Batalhão. Já em relação à prevenção, o 52º BPM conta, atualmente, com o Programa Polícia e Família, o qual inclui a Base Comunitária Móvel. Há, ainda, a Patrulha Rural e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que atende às escolas dos quatro municípios de abrangência da Unidade Policial. “Pretendemos implementar também os programas de Rede de Vizinhos Solidários e a Rede de Comércio Protegido. No caso do primeiro, os moradores devem se conhecer e observar as casas dos vizinhos. E no segundo, da mesma forma, um comerciante atua vigiando o outro. Nos dois casos, havendo a ocorrência de pessoas ou veículos suspeitos nas ruas, próximos às residências ou aos comércios, os moradores ou comerciantes podem acionar a PM, o que coíbe muito a incidência de furtos e roubos. Essa implantação está em andamento e necessita também da contrapartida da sociedade. Nós já nos reunimos com segmentos da comunidade para que juntos, a gente possa analisar e conhecer as necessidades e os anseios da população e, assim, implementar melhores estratégias de trabalho”, informa o Tenente Coronel Wesley.

De acordo com o Comandante do 52º BPM, o maior desafio para combater a criminalidade violenta é a atual legislação penal, que favorece muito o infrator. “As principais metas, à frente do 52º BPM, são reduzir a criminalidade violenta e melhorar a nossa qualidade de serviço. Já realizamos um bom trabalho, mas a gente sempre quer se aperfeiçoar, buscar inovações e formas de melhoria do atendimento e de combate ao crime. Além de buscar a redução da criminalidade, assumi o compromisso com a comunidade, principalmente a ouro-pretana, de combater a perturbação do sossego – contravenção penal provocada por algumas repúblicas que hospedam estudantes universitários”, informa o Tenente Coronel Wesley. Entre os meses de janeiro a julho deste ano, a Polícia Militar atendeu a 122 ocorrências de perturbação do sossego. “A população é hospitaleira e, por isso, merece respeito por parte da comunidade estudantil. Precisamos buscar a conscientização dos estudantes universitários, nem que sejamos repressivos na prisão dos desordeiros e na apreensão dos equipamentos sonoros”, conclui.

Tenente Coronel Wesley Barbosa, Comandante do 52° BPM-OP, analisa a segurança pública na região
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook