Tocha Olímpica já iniciou seu percurso e no dia 13 de maio passará por Itabirito

Itabirito,
02 de Maio de 2016

Chama foi acesa no dia 21 de abril e possíveis condutores da Tocha em Itabirito aguardam ansiosamente

A Tocha Olímpica já iniciou o seu percurso rumo aos Jogos do Rio de Janeiro. A Chama foi acesa na tarde do dia 21 de abril na cidade de Olímpia, na Grécia, marcando o início da celebração dos Jogos. Daqui a menos de um mês, no dia 13 de maio, a Tocha Olímpica passará por Itabirito, onde os condutores, pré-selecionados, aguardam ansiosos a oportunidade de fazer parte de um evento que marca o esporte mundial.

É o caso de Antônio Senem da Cruz, de 57 anos. Apaixonado por esportes, Antônio já praticou diversas modalidades, entre elas peteca, futebol e tênis. Há quatro anos ele começou a praticar corrida e ficou tão animado que buscou objetivos cada vez mais ambiciosos. Antônio é ultramaratonista e tem no currículo provas de quilometragem extensa, como uma corrida de 77 quilômetros em Visconde de Mauá, no estado do Rio de Janeiro, que ele correu ao longo de um dia inteiro, e uma ultramaratona de 103 quilômetros na Patagônia, que durou três dias com intervalos para descanso.

Caso carregue a Tocha Olímpica, Antônio vai percorrer apenas alguns metros, mas ele garante que a emoção de participar desse momento histórico supera qualquer ultramaratona. “É apenas um trechinho de caminhada, mas a simbologia é gigante. É uma chama que nunca se apaga, que passa em diversos países e pelas mãos de atletas renomados e de pessoas comuns. Só de ter a chance de tocar em um símbolo como esse já especial. Que fosse um metro apenas com a Tocha, já seria especial demais”, afirma o corredor.

A ciclista Cristiana Myriam Oliveira Tainhas, conhecida como Kiki, também foi pré-selecionada para conduzir a Tocha. Ela é desportista desde os 13 anos de idade e tem orgulho em afirmar que foi a primeira mulher a praticar e participar de provas de mountain bike em Itabirito. Sua experiência incentivou outras mulheres a praticarem o esporte na cidade e até hoje ela marca presença em competições da modalidade. Ter a possibilidade de participar do revezamento da Tocha, para ela, é a coroação de uma vida ligada ao esporte. “É muito especial ter essa oportunidade para alguém que gosta do esporte como eu, estou muito feliz com a possibilidade de levar a Tocha aqui em Itabirito”, diz Kiki.

Outro possível condutor da Tocha em Itabirito não é natural da cidade, mas tem uma ligação forte com o município. O carioca Renê Santana, filho do itabiritense Telê Santana, faz questão de enfatizar a honra que sente com essa oportunidade. “Isso me faz sentir muita emoção e me engrandece como pessoa. Tenho muito orgulho de poder representar meu pai e sei que ele está muito feliz com minha representação”.

Chama na Grécia

A Chama Olímpica foi acesa pelos raios solares no Templo de Hera, em Olímpia. A Tocha Olímpica Rio 2016 foi acesa pela primeira vez nas mãos do ginasta grego Lefteris Petrounias, que foi o primeiro condutor a correr com a Tocha, percorrendo o Estádio Antigo e seguindo até o Monumento Pierre de Coubertin. Em seguida, a Tocha foi passada para o ex-jogador de vôlei Giovane Gávio, bicampeão Olímpico e o primeiro brasileiro a conduzir a Chama.

A Tocha segue o revezamento pela Grécia, em um percurso de mais de 2 mil quilômetros. O revezamento no Brasil começa no dia 03 de maio, quando a Tocha chega a Brasília, e se encerra no dia 05 de agosto, quando a pira olímpica será acessa no Rio de Janeiro. No total, mais de 300 cidades brasileiras vão receber o fogo olímpico.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook