Trabalho do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto é destaque na região

Ouro Preto,
12 de Julho de 2012

Na segunda-feira (2), Ouro Preto comemorou o Dia do Bombeiro no quartel da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar. Além de Ouro Preto, a 3ª Companhia atende 19 municípios entre Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Jequeri, Guaraciaba, Rio Doce e Rio Casca.

Segundo pesquisa realizada em 2010 pela Gfk Custom Research Brasil, os profissionais do Corpo de Bombeiros são considerados os mais confiáveis pelos 98% dos brasileiros entrevistados.

As atribuições dos bombeiros envolvem prevenção e combate a incêndios, precaução de acidentes, resgate, salvamento das vítimas de acidentes em rodovias e acidentes domésticos. As equipes trabalham também com salvamento aquático e vítimas de enchentes.

A Companhia, que atende Ouro Preto e região, possui um efetivo de 47 bombeiros e cinco viaturas, sendo duas de vistorias, uma de salvamento e duas autobombas. Um dos veículos autobombas é adaptado para cidades históricas, uma vez que possui tamanho e força adequados para as ruas estreitas e íngremes do Município.

Segundo o Sargento Luciano Pinheiro, a 3ª Companhia desenvolve diversos trabalhos de caráter preventivo junto à comunidade, como palestras em escolas, treinamentos para empresas e as Ruas de Lazer. Ele acredita que o trabalho com as crianças é importante, pois elas “são as maiores multiplicadoras dos nossos ideais, como a prevenção e o combate às chamas”.

O Tenente Toledo, comandante da 3ª Companhia, comentou que, além do Dia do Bombeiro, essa semana é voltada para a prevenção dos incêndios, com campanha intitulada de “Alerta Vermelho”. O comandante explicou que as equipes vão passar nos comércios e hotéis de Ouro Preto verificando o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e irão orientar sobre a importância do documento.

Ele comentou, ainda, que os donos de estabelecimentos que não possuírem o AVCB no dia da visita não serão punidos, mas receberão uma orientação sobre a maneira de providenciá-lo.

O “Alerta Vermelho” começou na última terça-feira (3), na Praça Tiradentes e Rua Direita. Na quarta-feira (4), as equipes visitaram os comerciantes da Rua São José, na quinta-feira (5), da Rua Getúlio Vargas e na sexta-feira (6), da Rua do Ouvidor.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook